Medalha de Ouro no judô sobe Brasil em 14 posições
Por Raphael Araujo - 02/08/24 às 15:10
Beatriz Souza conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024, no judô. Na manhã desta sexta-feira, 2 de agosto, a judoca venceu a israelense Raz Hershko por waza-ari na final dos pesos pesados.
Viola Davis parabeniza Rebeca Andrade nas Olimpíadas 2024: “Eu te amo’
Após a vitória, Beatriz comemorou emocionada: “É inexplicável. É uma das melhores coisas do mundo. Eu consegui. Deu certo, mãe. Eu consegui. Eu consegui. Foi pela avó. É para a avó, mãe. Eu amo vocês mais do que tudo. Eu amo vocês. Obrigada”.
Com essa conquista, o Brasil somou um ouro, três pratas e três bronzes nos Jogos Olímpicos de Paris. Aliás, com a medalha de ouro no judô, o Brasil subiu 14 posições no quadro geral de medalhas, passando do 32º para o 18º lugar.
As posições são determinadas pelo número de medalhas de ouro de cada país, com pratas e bronzes usados para desempate.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Beatriz Souza e o impacto no judô brasileiro
A conquista de Beatriz é histórica para a modalidade: pela primeira vez, uma brasileira alcançou o lugar mais alto do pódio na categoria feminina mais pesada do judô olímpico. Com isso, o judô se isolou como o esporte que mais trouxe medalhas de ouro para as mulheres brasileiras e o que mais contribuiu para o total de medalhas do País.
O ouro de Beatriz é o 27º do Brasil na história dos Jogos, com a possibilidade de aumentar ainda nesta edição. No sábado, haverá a disputa por equipes mistas, onde Beatriz voltará ao tatame, juntamente com Larissa Pimenta e Willian Lima, medalhistas de bronze e prata, respectivamente, no último domingo.
Trajetória nas Olimpíadas
Beatriz, quinta no ranking mundial, começou sua trajetória nos Jogos de Paris como cabeça de chave. Na sua primeira luta, nas oitavas de final, ela enfrentou Izayana Marenco, da Nicarágua, vencendo por ippon em menos de um minuto. Nas quartas de final, enfrentou a sul-coreana Hayun Kim e venceu por waza-ari.
Rayssa Leal celebra conquista de medalha passeando na Disney Paris. Video!
Beatriz Souza conquistou seu primeiro ouro olímpico em sua estreia nos Jogos. Ela havia tentado uma vaga na edição de Tóquio, mas Maria Suelen Altheman foi a selecionada para representar o Brasil na categoria acima de 78kg. Altheman, que lesionou o joelho naquele torneio, hoje treina Beatriz no Esporte Clube Pinheiros.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.