Gusttavo Lima
Gusttavo Lima é um cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Nasceu em 03 de setembro de 1989, na cidade mineira de Presidente Olegário e recebeu o nome de registro de Nivaldo Batista Lima. Filho do trabalhador rural Alcino Landim de Lima e da lavadeira Sebastiana Maria de Lima e caçula de 7 irmãos (Luciana, Marcelo, Nilza, Wilian, Roseli, Luciano). Começou na carreira musical aos 9 anos de idade, se apresentando no Trio Remelexo, formado por ele e seus irmãos Marcelo e Wilian. Depois participou da dupla Gustavo & Alessandro. Lançou seu primeiro disco solo em 2009. É casado com Andressa Suita e pai de Gabriel e Samuel.
Começo difícil
Gustavo nasceu Nivaldo, mas era para ter se chamado Samuel. Explica-se: depois do nascimento, o pai foi ao cartório para registrá-lo como Samuel, porém, no caminho, encontrou um primo que via há muito tempo. Entraram em um bar e tiveram uma longa conversa. Empolgado com o reencontro resolveu que iria homenagear o parente. Assim surgiu Nivaldo.
Mesmo morando na zona rural, a família sempre alimentou o sonho da carreira artística. Dos 9 aos 13 anos o cantor formou o Trio Remelexo, ao lado dos irmãos Marcelo e Wilian. Mas ele queria alçar voos maiores. Com 13 anos rumou para Brasília, encantado com o convite de um conhecido, que prometeu trabalho de cantor. Como combinado, ao chegar no Distrito Federal, ligou para essa pessoa, porém não conseguiu contato. Sem dinheiro e sem ter onde ficar, cantava na própria rodoviária em troca de comida. Dormiu por três dias no chão, mas no quarto dia, finalmente o amigo apareceu, levou-o para sua casa e deu emprego como músico dele.
Mais tarde, seus irmãos foram à Brasília e retomaram o trio… por pouco tempo. Já com o nome artístico de Gustavo (com um “t” ainda) formou dupla com o amigo Alessandro. A experiência durou pouco mais de um ano. Foi ser guitarrista da dupla Jhonny & Rahony (em tempo: Gusttavo é autodidata e aprendeu a tocar violão, viola, guitarra, piano, bateria, baixo e sanfona). A experiência também não durou muito tempo, pois seu sonho era cantar.
Quando Gusttavo já achava que não conseguiria seguir carreira, um primo o aconselhou a ir para Goiânia, onde era uma grande “usina” de músicos sertanejos. E o parente estava certo.
No caminho correto
Em Goiânia, começa a apresentar suas composições para duplas que despontavam. Uma dessas músicas foi “Revelação”, gravada por João Neto & Frederico, no final de 2008. A canção chamou a atenção de Marquinho, dono da AudioMix, uma das principais agência da música sertaneja. Ele assina contrato e a empresa começa a produzir seu primeiro disco. Nesse momento ele já acrescentava mais uma letra “t” no seu nome artístico.
Em 2009, lança o cd batizado de “Gusttavo Lima”, com 24 faixas (grande parte de sua autoria). O destaque do álbum de estreia foi “Rosas, Versos e Vinhos” (de Ivan Medeiros e Paschoal). No ano seguinte assina com a gravadora Som Livre para gravar um cd e dvd ao vivo, com produção da AudioMix. “Inventor dos Amores” foi gravado no Sol Music Hall, em Goiânia e contou com as participações de Edson (da dupla Edson & Hudson), Guilherme & Santiago, Jorge & Mateus, Maria Cecília & Rodolfo e Humberto & Ronaldo. O trabalho firmou Gusttavo como um dos novos nomes da música sertaneja. Em pouco tempo de lançamento, a faixa-título alcançou os primeiros lugares nas paradas musicais.
No ano de 2011, a música que elevou o cantor ao patamar de grande estrela: “Balada”. Tão logo foi lançada já figurava como uma das mais tocadas no Brasil. Além disso, passou a ser figurar nas paradas na Bélgica, Países Baixos (Holanda) e França. O vídeo teve mais de 7 milhões de acesso na internet. Detalhe: Gusttavo, à princípio, não queria gravar a música por achar ser diferente do seu estilo até então.
Ainda em 2011, lança mais um cd e dvd ao vivo, o “Gusttavo Lima e Você”. Foi gravado em uma festa agropecuária em Patos de Minas, MG, e contou com mega produção com direito a helicóptero, telões de alta definição, equipe com quase 300 pessoas e público com mais de 60 mil pessoas.
Atravessando fronteiras
O sucesso da música “Balada” levou o cantor para sua primeira turnê de shows em terras internacionais. No começo de 2012 se apresentou em Pompano Beach (Flórida), Atlanta (Georgia), Newark (New Jersey) e Revere (Massachusetts). Em outubro foi a vez da Europa, com apresentações em Zurique e Luzern (Suiça), Amsterdã (Países Baixos), Bruxelas (Bélgica), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e em Paris (França).
Grandes Produções
No ano de 2012 lançou seu terceiro cd e dvd ao vivo. O show foi gravado no Credicard Hall, em São Paulo e contou, mais uma vez, com produção, cenário e tecnologia de ponta. O disco trouxe participações de Alexandre Pires, o jogador Neymar, Eduardo Costa e os irmãos Willian & Marcelo. A canção “Gatinha Assanhada”, foi a primeira a despontar no álbum e entrou na trilha sonora da novela Salve Jorge (de Glória Perez).
Depois de uma série de gravações ao vivo, Gusttavo lança, em 2014, seu segundo algum em estúdio. “Do outro Lado da Moeda” contou com a luxuosa produção de Zezé di Camargo, além da participação especial de Filipe Duran e Zezé em dupla com seu irmão Luciano. O disco vendeu mais de 50 mil cópias e esteve nas listas dos mais vendidos do ano. No ano seguinte mais uma dupla cd e dvd ao vivo (o quarto da carreira), batizado de “Buteco do Gusttavo Lima”. O projeto era um sonho antigo do cantor e contou com as participações de Leonardo, Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e Seu Alcino (pai do cantor). Logo em seguida, anuncia saída a AudioMix e abre seu próprio escritório, o Balada Eventos.
Em 2016, a música “Quem Vem de Longe” entrou para a trilha sonora de Êta Mundo Bom (de Walcyr Carrasco e Maria Elisa Berredo). No mesmo ano lança seu 5º trabalho ao vivo: 50/50. Gravado em Caldas Novas, GO, o repertório foi composto por 50% de músicas românticas e 50% de baladas, daí o título da obra. Destaque do disco fica para “Que Pena Que Acabou”, que alcançou mais de 8 milhões de visualizações do clipe no YouTube.
Em setembro de 2017, lançou seu single “Eu Vou Te Buscar”, com a participação do rapper Hungria Hip Hop e da atriz Cléo Pires. Outro sucesso absoluto, que ficou mais de 10 semanas entre as mais tocadas no país. Em outubro acontece a gravação do volume 2 do “Buteco do Gusttavo Lima”, desta vez no Stúdio Balada, de sua propriedade. “Apelido Carinhoso” logo despontou como grande sucesso do disco.
O Embaixador
Em 2018 marcou sua volta a produtora AudioMix, que culminou com a gravação do dvd na Festa de Peão de Barretos. Com o título de “O Embaixador da Festa de Peão de Barretos”, o espetáculo contou, mais uma vez, com mega produção e quase 3 horas de gravação. A canção “Zé da Recaída” foi um dos grandes destaques.
Em julho de 2019 gravou seu oitavo DVD em show realizado na ExpoCrato, na cidade do Crato-CE, agora pela gravadora Sony Music. Participações de Raimundo Fagner e da banda cubana Gente de Zona.
Ponta na televisão
Entre as centenas de shows, Gusttavo ainda encontrou um tempinho para participar da novela Amor à Vida (de Walcyr Carrasco), onde contracena com Tatá Werneck. Nesse mesmo ano fez parte da Dança dos Famosos do Domingão do Faustão, mas não foi muito longe na competição.
Grande Paixão
Gusttavo pouco esteve nos noticiários falando sobre seus romances. Em 2012, assumiu o namoro com a modelo e atriz Andressa Suita. Em 15 de dezembro de 2015 se casaram no civil. A cerimônia no religioso, que aconteceria logo em seguida, precisou ser adida devido a morte da mãe do cantor. Em 16 de outubro de 2016 a cerimônia acontece na fazenda de Gusttavo, na cidade de João Pinheiro, MG.
Em 28 de junho de 2017, nasceu o primeiro filho do casal, um menino chamado Gabriel. No dia 24 de julho de 2018, nasceu Samuel, o segundo filho.
Discografia
Álbuns de estúdio
2009 – Gusttavo Lima
2014 – Do Outro Lado da Moeda
2017 – Buteco do Gusttavo Lima Vol. 2
Álbuns ao vivo
2010 – Inventor dos Amores
2011 – Gusttavo Lima e Você
2012 – Ao Vivo em São Paulo
2015 – Buteco do Gusttavo
2016 – 50/50
2018 – O Embaixador
2019 – O Embaixador in Cariri
Singles
Como artista principal
2009 – “Caso Consumado”
2010 – “Rosas, Versos e Vinhos”
2010 – “Inventor dos Amores” (part. Jorge & Mateus)
2011 – “Cor de Ouro”
2011 – “Refém”
2011 – “Balada”
2012 – “60 Segundos”
2012 – “Gatinha Assanhada”
2012 – “Fazer Beber”
2013 – “Doidaça”
2013 – “Diz Pra Mim” (Just Give Me a Reason)
2013 – “Fui Fiel”
2014 – “Tô Solto na Night”
2014 – “10 Anos”
2014 – “Que Mal Te Fiz Eu? (Diz-Me)”
2014 – “Se É pra Beber Eu Bebo”
2015 – “Você não Me Conhece”
2015 – “Tá Faltando Eu” (part. Jorge & Mateus)
2015 – “Não Paro de Beber”
2016 – “Que Pena Que Acabou”
2016 – “Homem de Família”
2017 – “Abre o Portão Que Eu Cheguei”
2017 – “Eu Vou Te Buscar (Cha La La La La)” (part. Hungria Hip-Hop)
2017 – “Apelido Carinhoso”
2018 – “Mundo de Ilusões”
2018 – “Zé da Recaída”
2019 – “Cem Mil”
2019 – “Milu”
2020 – “A Gente Fez Amor”
2020 – “Saudade Sua”
Como artista convidado
2011 – “Chega Mais Pra Cá” – com Humberto & Ronaldo
2012 – “Vem Ni Mim Dodge Ram” – com Israel Novaes
2013 – “Festa Boa” – com Henrique & Diego
2013 – “Not This Time” – com Laura S.
2014 – “3 Horas da Manhã” – com Laís
2014 – “Cordão de Ouro” – com Romim Mata
2014 – “Implorando Pra Trair” – com Michel Teló
2015 – “Cicatrizes” – com Kleo Dibah & Rafael
2015 – “Homem Chora Sim” – com Edy Britto & Samuel
2015 – “Amo Até no Céu” – com Gabriel Gava, Lucas Lucco e Israel Novaes
2015 – “Dim Dim” – com Thiago Brava
2016 – “Fica Louca” – com Thaeme & Thiago
2016 – “E Aí” – com Matogrosso & Mathias
2016 – “Eu Menti” – com Rick Sollo
2017 – “Hormônios” – com Racyne & Rafael
2017 – “Faixa 3” – com Bruninho & Davi
2017 – “Não Fui Capaz de Te Esquecer” – com Zé Henrique & Gabriel
2017 – “Será Que Cê Deixa” – com Rick & Rangel
2017 – “Noites Frustradas” – com Jads & Jadson
2018 – “Meu Coração Não Chora, Urra” – com Day & Lara
2018 – “Golpe Baixo” – com Rob Nunes
2019 – “Dá Preferência Pra Mim” – com Thiago
2019 – “Salvou Meu Dia” – com Kevinho
2019 – “Tiro Certo” – com Zé Felipe
2019 – “Algo Mais (Amante)” – com Xand Avião
2019 – “Drive-Thru” – com Márcia Fellipe
2019 – “Maria Passa na Frente” – com Padre Marcelo Rossi
Trilhas sonoras
2012 – “Gatinha Assanhada” – Salve Jorge
2013 – “As Mina Pira na Balada” – Amor à Vida
2016 – “Quem Vem de Longe” – Êta Mundo Bom
Vídeos musicais
2010 – “Rosas, Versos e Vinhos” – direção: Jodele Larcher e Guigga Tomaz
2010 – “Inventor dos Amores” (com Jorge & Mateus)
2012 – “Gatinha Assanhada”- direção: Anselmo Troncoso
2013 – “Diz Pra Mim” – direção: Anselmo Troncoso
2013 – “Fui Fiel” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “10 Anos” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “Com Você” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “A Cor da Esperança” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “Nossa Preferida Sertaneja” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “O Melhor de Mim” – direção: Anselmo Troncoso
2014 – “Se É Pra Beber Eu Bebo” – direção: Rafael Terra
2015 – “Você Não Me Conhece” – direção: Henrique Gontijo
2015 – “Não Paro de Beber” – direção: Henrique Gontijo
2016 – “Quem Vem de Longe” – direção: Fernando Azevedo
2017 – “Eu Vou Te Buscar (Cha La La La La)” (com Hungria Hip Hop) – direção: Fred Siqueira
2018 – “Mundo de Ilusões” – direção: André Caverna
2018 – “Zé da Recaída” – direção: Fernando Rozolfo e Samuel Augusto
2019 – “Online” – direção: André Caverna
2019 – “Milú” – direção: André Caverna
Televisão
2013 – Amor à Vida – Ele mesmo – Participação especial
2013 – Dança dos Famosos – Participante
2018 – Tamanho Família – no episódio do dia 20 de maio
Prêmios e indicações
2012 – Troféu Imprensa – Revelação do Ano – Indicado
2012 – Meus Prêmios Nick – Música do Ano – “Balada” – Indicado
2012 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Cantor – Indicado
2012 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Música Chiclete – “Balada” – Indicado
2012 – Melhores do Ano – Música do Ano – “Balada” – Indicado
2012 – Top 40 Awards – Música Mais Tocada – “Balada” – Vencedor
2012 – World Music Awards – Melhor Artista Masculino do Mundo – Indicado
2013 – Troféu Imprensa – Melhor Cantor – Indicado
2013 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Vencedor
2013 – Meus Prêmios Nick – Melhor Cantor – Indicado
2013 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Música Chiclete – “Gatinha Assanhada” – Indicado
2013 – World Music Awards – Melhor Cantor – Indicado
2014 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Indicado
2015 – Troféu Imprensa – Melhor Cantor – Vencedor
2015 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Indicado
2015 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Cantor – Indicado
2016 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Indicado
2017 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantor – Indicado
2017 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Indicado
2017 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Música – “Homem de Família” – Indicado
2018 – Troféu Imprensa – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Prêmio Contigoǃ Online – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Prêmio Jovem Brasileiro – Hit do Ano – “Apelido Carinhoso” – Indicado
2018 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Melhores do Ano – Melhor Cantor – Indicado
2018 – Prêmio F5 – Melhor Cantor – Indicado
2019 – Troféu Imprensa – Melhor Cantor – Indicado
2019 – Troféu Internet – Melhor Cantor – Vencedor
2019 – Prêmio Jovem Brasileiro – Melhor Cantor – Indicado
2019 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Cantor – Indicado
2019 – Prêmio Multishow de Música Brasileira – Melhor Show – Indicado
2019 – Melhores do Movimento Country – Melhor Cantor- Vencedor
2019 – Prêmio F5 – Melhor Cantor – Vencedor
2019 – Prêmio Contigo! Online – Melhor Cantor – Indicado
2019 – Música do Ano – “Cem Mil” – Indicado
Referências
Instagram oficial Gusttavo Lima
Gusttavo Lima tem show interditado por polícia nos Estados Unidos
Gusttavo Lima mostra treino durante isolamento por covid-19: “De volta”
Gusttavo Lima e Andressa Suíta festejam o aniversário do filho