Joe Biden
Atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden possui uma longa carreira na política, iniciada quase por um acaso. Formado em Direito, ele conseguiu emprego em um escritório de um político democrata, que o incentivou a se filiar ao partido.
Biden ganhou uma vaga no equivalente à Assembleia Legislativa do estado de Delaware já em sua primeira tentativa. Com pouca experiência e discurso de mudança, Joe Biden deu um passo ousado dois anos depois, ao buscar uma vaga no Senado norte-americano desafiando o republicano que ocupava o cargo e tinha o apoio explícito do presidente Richard Nixon.
Com pouco dinheiro e estrutura, Biden garantiu sua vitória gastando sola de sapato e saliva para conversar diretamente com os eleitores na rua. Essa foi a primeira de sete vitórias consecutivas entre 1972 e 2008, quando ele abriu mão do Senado para ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama.
Ao longo da trajetória como senador, Biden ficou marcado pela presença nos debates sobre assuntos internacionais e pela grande capacidade de negociar soluções entre seu partido e a oposição. Mas ele também se envolveu em polêmicas ao se posicionar contra pautas progressistas e a favor de guerras – posições das quais ele se arrependeria depois.
Na disputa contra Donald Trump, em 2020, que contou com participação recorde, Biden se tornou o presidente mais votado da história dos Estados Unidos em números absolutos, ao lado de sua vice, Kamala Harris.