Fim do Reinado: Augusto Melo não é mais presidente do Corinthians

Por - 10/08/2025 - 06:08

Augusto MeloAugusto Melo deioxa a presidência após impeachment - Foto: Reprodução/ Instagram @augusmoleooficial

No sábado, 9 de agosto de 2025, sócios do Corinthians votaram sobre o impeachment de Augusto Melo em Assembleia Geral no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge.

Aproximadamente 10 mil associados estavam aptos a votar. A votação exigia maioria simples, ou seja, 50% + 1 dos votos. Assim sendo, o placar apontou 1 413 votos favoráveis ao impeachment e 620 contrários, com votos nulos ou brancos contando como pequenos detalhes (2 nulos e 2 brancos segundo ESPN, ou mínimo de discrepância segundo CNN).

Isso representou cerca de 69% de apoio à saída definitiva de Melo. Desse modo, Augusto Melo não é mais presidente do Corinthians.

Tensão, protestos e saída discreta

Antes e durante a assembleia, protestos dominaram os arredores do Parque São Jorge, com rodas de conversa firmes promovidas pela organizadas, conforme convocação da Gaviões da Fiel.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Uma sócia apoiadora de Melo discutiu com torcedores e houve empurra-empurra na entrada do ginásio. A tensão subiu quando um caminhão de som com hinos de rivais foi atacado. Em meio ao caos, Augusto Melo deixou o local pela porta dos fundos, em carro sem placa, cedido por aliados.

O que acontecerá agora

Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo, deverá convocar, em até 30 dias, eleições indiretas entre conselheiros com perfil definido, para eleger quem terminará o mandato até dezembro de 2026.

Até lá, Osmar Stabile segue como presidente interino. A aceleração desse processo parece certa.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino