Flamengo vence na altitude, lidera grupo e vê VAR gerar polêmica
Por Flavia Cirino - 09/04/2026 - 06:47
Bruno Henrique marcou um dos gols da partida contra o Cusco - Foto: Gilvan de Souza/FlamengoO Flamengo começou sua trajetória na Libertadores com o pé direito. Na noite de quarta-feira, 08 de abril, o time carioca derrotou o Cusco por 2 a 0 no estádio Garcilaso de la Vega, no Peru, e assumiu a liderança do Grupo A. Mesmo com mudanças na equipe, o desempenho foi sólido, sobretudo diante de um adversário que ofereceu pouca resistência.
Flamengo processa Gerson e cobra multa milionária
Desde os primeiros minutos, o rubro-negro controlou as ações. Com mais posse de bola e presença no ataque, criou boas oportunidades, embora tenha esbarrado na falta de precisão nas finalizações. Plata teve chance clara, mas parou no goleiro Díaz. Enquanto isso, o Cusco tentou responder em contra-ataques, porém levou pouco perigo. Ainda assim, Rossi precisou intervir em chute forte de Silva. Paquetá, por sua vez, apostou em finalizações de média distância e quase abriu o placar antes do intervalo.
Segundo tempo tem VAR, tensão e gols
Após a pausa, o jogo ganhou contornos mais intensos. Logo no início, um lance envolvendo Plata gerou discussão, mas a arbitragem optou por não expulsar o jogador. Pouco depois, um possível pênalti para os peruanos foi anulado após revisão.
Na sequência, o Flamengo aproveitou o momento. Ayrton Lucas avançou pela esquerda e cruzou para Bruno Henrique, que cabeceou com precisão e abriu o placar. A partir daí, o Cusco passou a pressionar mais. Inclusive, chegou a marcar com Ruidías, mas o gol acabou invalidado por impedimento, após checagem detalhada do VAR.
Apesar da reação dos donos da casa, o time carioca retomou o controle na reta final. Criou novas oportunidades e, já nos acréscimos, Arrascaeta apareceu bem para completar de cabeça e fechar o placar.
Vitória com repercussão internacional
O resultado ganhou destaque fora do Brasil. O jornal espanhol AS publicou a manchete: “Flamengo vence com um escândalo do VAR”, questionando decisões da arbitragem de vídeo. Entre os pontos levantados, estão o lance de Plata e o impedimento marcado no gol do Cusco.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O ex-árbitro Carlos Eugênio Simon também criticou a decisão: “Plata pisa com as travas da chuteira no tornozelo do adversário. Prática de jogo brusco grave, deveria ter sido expulso. Árbitro deveria mostrar o cartão vermelho para o jogo do Flamengo”.
Com três pontos somados, o Flamengo volta suas atenções para o clássico contra o Fluminense, no sábado, pelo Campeonato Brasileiro.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino























