Confira as fotos do 25º Prêmio Shell de Teatro!

Por - 20/03/13 às 08:59

 

Renata Sorrah, Paulo José, Tonico Pereira, Drica Moraes, Simone Spoladore, Nívea Stelmann e outros famosos marcaram presença no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, na Zona Sul, no Rio de Janeiro, para o 25º Prêmio Shell de Teatro.

As indicações correspondem aos espetáculos que estrearam no ano passado e que tiveram destaque em 2012. As mestres de cerimônia da noite foram as atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart. Os prêmios foram distribuídos em nove categorias: Autor, Diretor, Ator, Atriz, Cenário, Iluminação, Música, Figurino e Especial.

O primeiro prêmio entregue foi o de melhor música e quem ganhou foi Alexandre Elias por Gonzagão – a lenda. O prêmio de melhor iluminação foi levado por Nadja Naira e seu trabalho na peça Esta criança, que também contemplou Fernando Marés, por melhor cenário. Como melhor figurino, a ganhadora foi Teca Fichinski, por Valsa n 6.

Os projetos especiais tiveram sua vez… O prêmio de Categoria Especial foi levado pelo Grupo Alfândega 88, pela ocupação do teatro Serrado. A premiação para a categoria melhor diretor foi faturada por Márcio Abreu, por Esta Criança. Os melhores autores foram Maurício Arruda Mendonça e Paulo Machado pela peça A Marca da Água.

E, finalmente, os prêmios mais aguardados da noite, os de melhor ator e melhor atriz, ficaram para Gustavo Gasparini, por sua performance em As mimosas da Praça Tiradentes, e para Renata Sorrah, por sua atuação em Esta criança.

Renata vibrou e agradeceu a todos, defendeu a classe, ressaltando a importância da união dos atores de teatro. 

"Ainda mais num momento como esse que precisamos de mais teatros abertos, essa união eh um fator determinante", comentou. Sobre a noite ter sido da peça que atua, ela disse orgulhosa:

"Ganhamos 4 de 5 indicações. Estou muito feliz. Essa é a primeira vez que ganho um prêmio Shell. É uma grande emoção… Tudo isso é o resultado do encontro da grandes profissionais. Maravilhoso. Agora é comemorar e trabalhar muito sempre".

Criado em 1989, o Prêmio Shell de Teatro é referência nos palcos brasileiros. Em cada edição do prêmio são divulgadas duas listas de indicados ao longo do ano, com as peças que estrearam no primeiro e segundo semestre.

Os vencedores de cada categoria receberam uma escultura em metal do artista plástico Domenico Calabroni, com a forma de uma concha dourada, inspirada no logotipo da Shell, e uma premiação individual de R$ 8 mil (oito mil reais).

O homenageado da noite foi Walmor Chagas.

 

Confira a lista dos vencedores do 25º. Prêmio Shell de Teatro:

Autor:

Maurício Arruda Mendonça e Paulo Moraes por "A marca da água"

Direção:

Marcio Abreu por "Esta criança"

Ator:

Gustavo Gasparani por "As mimosas da Praça Tiradentes"

Atriz:

Renata Sorrah por "Esta criança"

Cenário:

Fernando Marés por "Esta criança"

Figurino:

Teca Fichinski por "Valsa nº6"

Iluminação:

Nadja Naira por "Esta criança" 

Música:

Alexandre Elias por "Gonzagão – A Lenda"

Categoria Especial:

Grupo Alfândega 88 pela ocupação do teatro Serrador

---