Marquito é extubado após acidente e segue em estado grave

Por - 01/03/2026 - 18:23

Marquito é extubadoMarquito é extubado - Foto: Reprodução/ Youtube

O humorista Marco Antonio Ricciardelli, conhecido nacionalmente como Marquito, apresentou evolução clínica neste domingo, 1º de março. De acordo com boletim do Hospital Nipo-Brasileiro, divulgado à imprensa pela assessoria do SBT, ele foi extubado e já respira espontaneamente, sem auxílio de aparelhos.

O que aconteceu com Marquito?

Marquito sofreu um mal súbito na última quarta-feira, 25 de fevereiro, enquanto pilotava uma motocicleta. Como consequência, perdeu o controle do veículo e sofreu um acidente. Além do impacto, médicos identificaram lesão na coluna, o que levou a equipe a induzir o coma para estabilizar o quadro.

Na última sexta-feira, 27 de fevereiro, o humorista passou por cirurgia considerada delicada. O procedimento durou cerca de quatro horas e ocorreu conforme o planejado, sem intercorrências. Na ocasião, a emissora informou que o estado clínico permanecia estável.

Boletim aponta ventilação espontânea

No comunicado mais recente, o hospital detalhou a evolução respiratória. “O paciente Marco Antonio Gil Ricciardelli encontra-se neste domingo (01/03/2026) extubado, em ventilação espontânea, com necessidade de fisioterapia respiratória e início de reabilitação motora, de acordo com a tolerância clínica. O estado geral permanece grave, com necessidade de cuidados intensivos e reavaliações seriadas.”

Embora o avanço represente um passo importante, a equipe médica mantém monitoramento rigoroso. Além disso, o tratamento inclui fisioterapia respiratória e início gradual da recuperação motora, conforme a resposta clínica.

Quem é Marquito

Marquito integra o elenco do Programa do Ratinho há mais de duas décadas. Desde os anos 1990, participa de quadros humorísticos e consolidou presença fixa na atração. Por isso, tornou-se um dos rostos mais reconhecidos do programa.

Paralelamente à carreira artística, ele também entrou na política. Filiado ao Republicanos, disputou eleições para vereador em São Paulo em 2012 e 2024. Apesar de não conquistar votos suficientes para eleição direta, ficou como suplente em 2012 e assumiu mandato em janeiro de 2013.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Naquele período, ocupou a cadeira após Celso Jatene aceitar convite para comandar a Secretaria de Esportes na gestão do então prefeito Fernando Haddad. Assim, Marquito atuou como vereador até o fim da legislatura, em 2016.

Durante o mandato, o Ministério Público de São Paulo abriu investigação para apurar denúncias de ex-assessores sobre devolução de parte dos salários, prática conhecida como rachadinha. O caso ganhou repercussão à época e integrou o histórico político do humorista, que depois retornou integralmente à televisão.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino