Presidente Lula é internado as pressas e faz cirurgia de emergência

Por - 10/12/24 às 06:46

Presidente LulaPresidente Lula está sob cuidados intensivos - Foto: Reprodução/ Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hspital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira, 9 de Dezembro. Isso ocorreu após complicações relacionadas a um acidente doméstico, que aconteceu em outubro.

Presidente Lula já teve sérias internações

Lula passou por um procedimento cirúrgico para drenagem de um hematoma intracraniano e, segundo o hospital, encontra-se estável na UTI.

Conforme o boletim médico divulgado às 3h20 desta terça-feira, 10, o presidente começou a sentir fortes dores de cabeça enquanto ainda estava em Brasília. Após um exame de imagem realizado no hospital da capital federal, identificou-se uma hemorragia intracraniana.

“A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19/10. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências”, informou o boletim.

Lula passa por procedimento bem-sucedido

A equipe médica do Sírio-Libanês, liderada pelos doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, realizou o procedimento sem complicações.

O presidente está em monitoramento constante na UTI e, segundo a instituição, “encontra-se bem”. Uma nova atualização sobre o estado de saúde de Lula acontecerá em entrevista coletiva marcada para as 9h desta terça-feira.

Boletim médico presidente Lula
Reprodução/ Sírio-Libanês

Impactos no governo

A internação do presidente mobilizou o Palácio do Planalto, mas, até o momento, não houve comunicado oficial sobre alterações na agenda presidencial ou sobre a transferência temporária de atribuições para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Lula, de 78 anos, já havia passado por outros desafios médicos em sua trajetória política, mas segue recebendo o suporte da equipe médica e da família. A recuperação é monitorada de perto, e a expectativa é de que o presidente retome as atividades assim que possível.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino