Filha caçula de Thaila Ayala e Renato Góes passa por cirurgia cardíaca ‘Tetê renasceu’

Por - 07/07/23

Filha caçula de Thaila Ayala e Renato Góes passa por cirurgia cardíaca 'Tetê renasceu'

Thaila Ayala e Renato Góes revelaram que a pequena Tereza, de apenas dois meses, passou por uma cirurgia cardíaca no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. No Instagram, Renato expressou sua gratidão à equipe médica por seus cuidados.

O problema enfrentado pela garotinha foi diagnosticado ainda na barriga da mãe. Na época a atriz falou abertamente sobre a doença do bebê.

Após a cirurgia, Renato agradeceu à equipe médica e a todos que ofereceram apoio durante o dramático período vivido pelo casal. Ele também mencionou um agradecimento especial aos médicos Gustavo e Carlos, bem como à equipe de enfermagem e a todos no hospital.

EM MENSAGEM RENATO GÓES AGRADECE

“Tereza e seus HERÓIS. Minha filha tem um novo coração. Gratidão eterna. Tetê renasceu. Dr. Gustavo, Dr. Carlos e equipe. Enfermeiras e técnicos de enfermagem. Todo o time Einstein, OBRIGADO!! O carinho, atenção e cuidado de vocês ficará pra sempre em nossos corações. Obrigado tia Fi e tio Beto pelo expresso do amor”, disse Renato em seu Instagram.

O RELATO DA MÃE

Thaila Ayala postou um vídeo gravado por ela dez dias após o nascimento da herdeira, no dia 16 de abril, mas só agora revelado:

“Esse vídeo foi gravado no dia 21/06. Dia que descobri sobre a necessidade de cirurgia e da emergência dela.

Já faz MUITO tempo eu quero dar esse testemunho para vocês, já tentei esse vídeo outras vezes, mas sempre acho que faltam palavras ou que ficou muito grande ou que fui muito repetitiva.

No dia que descobri, sem querer obviamente. Estava fazendo tabelinha e coito interrompido, mesmo assim engravidei. No dia que descobri, tive um ataque de pânico, pior de todos que tive na minha vida. Meu surto levou uma hora. Deus falou comigo em alto e bom som: ‘Você não confia em mim? Cadê a sua fé? Eu sei o que é melhor para a sua vida’. Tudo o que passava na minha cabeça naquela uma hora cessou. De fato foi uma gravidez diferente da outra.

Fui fazer alguns exames da Tereza e tive mais notícias tristes e desanimadoras, mas porque já tive algumas. E eu não queria abrir os olhos.

A pequena e encantadora Tereza, filha de Thaila Ayala e Renato Góes
A pequena e encantadora Tereza – Instagram

E sim aconteceu tudo isso de novo, mas sábado Deus mais uma vez veio até mim e me mostrou a grandeza dessa relação, a divindade da sua presença transformadora. E saber que TODOS podem ter essa experiência, mas que muitos desconhecem ou não sabem por onde começar como eu não sabia me fez deixar todos esses julgamentos de lado e só testemunhar o milagre diária da presença de Deus em minha vida e na vida da minha família.

Todas as probabilidades mostravam que não vai dar certo e vinha uma palavra falando que vai dar certo. E ele [o médico] achou uma parte do coração da menina, que já deveria estar fechado dentro do meu útero e não estava.

Ela estava tendo fluxo sanguíneo de um lado para outro onde não deveria ter. Nesse dia eu caí. Um dia o coraçãozinho dela começou a dar sinais e o percentil estava 3. O Francisco nasceu com 80 e blau, e prematuro de 33 semanas. A gente teve que tirar ela às pressas.

Aí, veio um neném com dois quilos e pouquinho, é um bebê de 39 semanas com peso do Chico que nasceu. O coraçãozinho estava lá o CIV, com uma semana fizemos exame do coração”.

Thaila Ayala e Renato Góes no dia do nascimento da filha caçula, Tereza
Registro do nascimento de Tereza – Instagram

O DIAGNÓSTICO DE COMUNICAÇÃO INTERVENTRICULAR

No quarto ou quinto mês de gestação, um exame de ultrassom revelou uma condição no coração de Tereza. Conhecida como Comunicação Interventricular (CIV), essa condição necessitou de cirurgia após o nascimento para corrigir a passagem anormal de sangue entre as câmaras do coração.

Thaila Ayala fez questão de relata como a fé desempenhou um papel crucial na superação dos desafios, especialmente quando todas as probabilidades pareciam estar contra eles.

Tereza, que nasceu com peso abaixo do normal, precisou passar por uma cesariana, uma vez que ela não resistiria ao processo de parto natural. Após enfrentar circunstâncias difíceis, Thaila falou sobre o alívio e a felicidade que sentiu ao segurar Tereza em seus braços.

THAILA RECORDA A JORNADA DE TEREZA

Dez dias após o nascimento de Tereza, Thaila compartilhou um vídeo falando sobre a necessidade da cirurgia e a luta que sua filha tem pela frente. A mensagem de Thaila serviu como uma mostra  de resiliência e esperança para todas as famílias que passam por experiências semelhantes.

Renato Góes e Thaila Ayala estão juntos desde 2017 e oficializaram a união em 5 de outubro de 2019. Eles também são pais de Francisco, de 2 anos.

Thaila Ayala com os filhos, Francisco e Tereza
Thaila Ayala com os filhos, Francisco e Tereza – Instagram

ENTENDA O QUE É  COMUNICAÇÃO INTERVENTRICULAR (CIV)

O coração normal tem dois “lados”, o direito e o esquerdo. Em cada um desses lados temos a parte superior, que recebe o sangue, chamada átrios, e a parte inferior, que bombeia o sangue para frente, chamada ventrículos.  Temos assim 4 câmaras: átrio direito (AD), átrio esquerdo (AE), ventrículo direito (VD) e ventrículo esquerdo (VE).

O ventrículo direito bombeia o sangue para os pulmões através da Artéria pulmonar (AP) e o ventrículo esquerdo bombeia o sangue para o corpo através da Aorta.

A Comunicação Interventricular (CIV) é uma abertura na parede (septo) que separa o VD do VE.

Informações do Hospital Infantil Sabará.

Veja abaixo o vídeo com o relato de Thaila Ayala!

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.