Disney muda o anúncio do show de fogos em respeito a comunidade LGBTQIA+
Por Esther Rocha - 07/07/21 às 15:30
Durante décadas, os espetáculos dos fogos de artifício noturnos na Disneyland na Califórnia e no Disney World na Flórida começavam com esta introdução: “Boa noite, senhoras e senhores, meninos e meninas, sonhadores de todas as idades”. Isso mudou em 4 de julho, quando começaram os testes para o retorno pós-COVID do show de fogos de artifício.
Seguindo as melhores práticas e tendências em respeito a igualdade de gênero, finalmente Disney World modificou sua tradicional saudação ao público. A novidade gerou um movimento positivo e fez o assunto explodir online. O novo anúncio afirma simplesmente: “Boa noite, sonhadores de todas as idades”.
A declaração atualizada, sem gênero, foi incluída no show do “Quatro de Julho”, dia da independência dos Estados Unidos. A introdução modificada se estenderá a outros parques de diversões da Disney, iniciando pelo Tokyo Disneyland, de acordo com o site Deadline .
A atualização dos fogos de artifício coincide com outras mudanças nos parques da Disney. A empresa está atualizando ou removendo partes desatualizadas e mensagens ofensivas nas atrações, incluindo segmentos racialmente insensíveis do “Jungle Cruise” e “Splash Mountain”. Na primavera, a megacorporação afrouxou suas famosas restrições rígidas à expressão dos funcionários, permitindo mais flexibilidade em estilos de cabelo, joias, unhas e tatuagens.
As mudanças foram bem-vindas pelos parques de diversões de muitos fãs e trabalhadores LGBTQIA+. mas geraram resmungos de conservadores temerosos da mudança. Esse mesmo sentimento de raiva foi expresso após a notícia da mudança dos fogos de artifício.
“A Disney fica mais ridícula a cada dia”, postou um visitante conservador ao extremo em seu Twitter. “EU ODEIO ISSO. TRAGA DE VOLTA AGORA !!! ” escreveu outro.
Veja+: Personagens LGBTQA+ que se destacaram na TV
Produtos para todas as tribos
Há tempo o Walt Disney World tenta seguir uma linha tênue para agradar todos os estilos de hóspedes sem comprometer sua base de fãs, muitas vezes conservadora ao extremo. Em anos anteriores, junho marcava uma época de lançamentos de novos produtos como camisetas e chaveiros arco-íris empenhados em mostrar o engajamento da empresa com as causas LGBTQIA+.
Este ano, a Disney Parks lançou uma enorme coleção de mercadorias Pride que, pela primeira vez na história da empresa, apresenta designs e logotipos de arco-íris de todas as quatro principais marcas sob o guarda-chuva do personagem Mickey Mouse: Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. A recém lançada coleção “Rainbow Disney” é uma explosão de produtos divertidos que não se limitam apenas a bandeira LGBTQIA+.
Pela primeira vez na história do parque, há uma mercadoria – o icônico broche da silhueta do Mickey – com as bandeiras transgênero, bissexual do Orgulho, lésbica e lésbica, e a bandeira Filadélfia com oito faixas, que apresenta uma faixa preta e marrom para diversas identidades sociais. O produto é fofo e pode ser um indicio que realmente a gigante do entretenimento está empenhada em oferecer mais serviços e mais sensibilidade para hóspedes LGBTQIA+.
Isolamento
Os fogos de artifício da Disney, uma tradição por décadas, foram suspensos durante a pandemia, mas estão voltando agora que os parques temáticos estão operando com cerca de 50% da capacidade.
O turismo na Flórida Central foi fechado no ano passado, em 16 de março, quando os parques temáticos da área fecharam completamente por causa da pandemia da COVID-19. Os parques da Disney permaneceram fechados por quatro meses antes de serem abertos aos visitantes lentamente.
Máscaras faciais são necessárias para hóspedes que não estão totalmente vacinados e para todos que usam transporte Disney. As máscaras são opcionais para quem está totalmente vacinado.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.