Liberdade de escolha: famosos bissexuais falam de tabu de escolha de gênero
Por Redação - 07/04/23 às 09:00 - Última Atualização: 6 abril 2023
Há pouco mais de um mês, Rodrigo Simas abriu sua intimidade e, em entrevista a um jornal, declarou-se bissexual. O assunto ganhou destaque nos principais veículos de entretenimento, principalmente porque ele segue em uma relação de quatro anos e meio com a atriz Agatha Moreira. De forma bastante aberta, o ator deu a seguinte declaração: “Não tenho problema em falar sobre isso. Mas é um tabu a pessoa ter que se rotular, dizer o que é ou o que não é. Eu sou um cara livre. Acredito na liberdade de escolha, de ser o que a gente quiser”, afirmou. E Rodrigo não é o único a expor de forma madura suas próprias vontades. Veja alguns casos parecidos a do ator e seus respectivos depoimentos.
Leia+: Entenda o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+
Na atual edição do “Big Brother Brasil”, da Rede Globo há quatro participantes que se declararam bissexuais. Uma delas é Aline Wirley, que antes mesmo de entrar para o reality, já tocou no assunto, mencionando, inclusive, o marido, Igor Riclkli.
“Eu sou bissexual e já tive uma relação com uma mulher que eu sou apaixonada. E ele (Igor) teve muita dificuldade para se encontrar nesse lugar, muito pelo machismo. E eu sempre soube que ele tinha muita coisa para viver, que fazem parte dele. Às vezes, uma relação aberta pode ser confundida com ficar com todo mundo, mas na nossa não é isso. É de ser sincero um com o outro. E a gente resolveu falar para que desperte questionamentos nas pessoas”, refletiu a cantora.
Em entrevista ao jornal Extra, Deborah Secco, que é casada com o ator Hugo Moura, e já se relacionou com mulheres, deu se parecer sobre o assunto. “Eu sou livre, gosto de pessoas. Tenho uma inclinação maior a me interessar por homens, mas já namorei algumas mulheres. Quando elas são muito incríveis e interessantes, me seduzem também”, contou a atriz.
No mesmo caminho, temos a atriz Fernanda Souza. Ela foi casada por oito anos com o cantor Thiaguinho e, após o fim do casamento, descobriu seu amor por uma amiga, a Duda Porto, com quem mantém uma relação bastante discreta. Em uma rede social, Fernandinha falou sobre seu processo de descoberta no universo bissexual.
“Se conhecer e acolher cada descoberta sobre si é um processo enriquecedor e transformador. É ser quem se é. É viver o que se quer. Somos muito gratas por termos nos encontrado nesse caminho lindo que se revelou pra nós. Amor é amor”, escreveu.
Luísa Sonza integra a lista e confessou ter sentido medo de expor sua orientação sexual. “Para quem queria saber: sim, sou [bissexual]. Dá um alívio ver o carinho que vocês [fãs] estão tendo comigo. Já tive tanto medo (ok, tenho um pouco ainda) de ser quem eu sou por três principais motivos: o lugar de onde eu vim, minha família e como as pessoas iriam receber”.
“Acho que, por isso, eu demorei para contar. Quero falar mais a fundo sobre esse assunto da minha vida quando eu me sentir mais confortável e preparada. Esse apoio é realmente algo essencial e muito importante pra mim. Mas repito, é um assunto muito delicado e quero ter muita calma. Mas estou muito feliz e principalmente aliviada”, concluiu.
Rycharlyson, ex-meio campista e comentarista da Globo, engrossa a lista. Em conversa com o Gshow, o ex-atleta fexz questão de frisar que independente da escolha que faça, ele é uma pessoa como toda outra.
“Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada. Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, disse.
Em 2022, em entrevista ao UOL, Samara Felippo abriu o jogo sobre sua sexualidade. A atriz vive atualmente um romance de cinco anos com Elídio Sanna. “Eu nunca gostei muito de rotina, de sempre ter que fazer as mesmas coisas. E o casamento, a vida a dois, tem muito de rotina. Em muitos casos, é bastante sufocante”, começou.
“Com o Elídio tem sido de uma maneira mais aberta, leve e com liberdade. Isso tem sido uma boa química para nós, sem cobranças. Inclusive, com ele, descobri sem tabus ou medo a minha bissexualidade”, afirmou.
“Sempre senti vontade de beijar mulheres também, mas sempre vinha um lado de muita culpa e ‘erro’. Como se eu não pudesse sentir aquilo. Passei anos negando. Tão bom ser livre. E quero que isso seja passado com acolhimento e naturalidade para as minhas filhas. Ainda não sentei e falei abertamente sobre, mas tampouco hoje em dia isso é um tabu para elas”, acrescentou a atriz, mãe de Alícia, 14, e Lara, 10, de seu antigo casamento com o atleta Leandrinho.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.