Gastronomia em ‘Mania de Você’ conecta trama e personagens
Por Flavia Cirino - 09/09/24 às 00:00 - Última Atualização: 5 setembro 2024
“Mania de Você” traz um elemento especial na construção de sua narrativa: a gastronomia. A culinária não só conecta as protagonistas Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), mas também se destaca como um pilar da produção da novela.
Fim do Xis/ Twitter ameaça sucesso de ‘Mania de Você’?
Na segunda fase, Viola alcança o sucesso como chef de cozinha, à frente do restaurante Violeta, situado no luxuoso resort Albacoa. A preparação de cenas que envolvem o restaurante contou com um trabalho detalhado nos Estúdios Globo, incluindo a consultoria especializada para criar a cozinha e o cardápio.
O chef Gustavo Fonseca, com experiência em consultoria para produções audiovisuais, assumiu a tarefa de desenvolver os pratos que aparecem nos capítulos.
Ele explicou como o desenvolvimento técnico dos pratos se alinha com a evolução das personagens. “Vamos criando em cima dos contextos de tempo e evolução das personagens, tentando mostrar o desenvolvimento técnico e de conhecimentos de ambas. Até agora já desenvolvemos cerca de 50 receitas para a trama, e ainda mal começamos. E quem prestar bastante atenção nos pratos e técnicas, vai perceber que tem muita história sendo contada através deles”, afirmou Gustavo.
A cozinha do Violeta se baseia no conceito Surf and Turf, combinando ingredientes do mar e da terra, com forte influência caiçara e contemporânea. A narrativa gastronômica de Viola reflete suas raízes e aprendizado com o pai, Marcel (Bukassa Kabengele), incorporando elementos da culinária angolana e de outras culturas. Gustavo detalhou que “são detalhes dos pratos e das cenas que resgatam essa base da cozinha angolana da Viola. Coisas simples, como um refogado: ela aprendeu a fazer com azeite quente, o azeite de dendê”.
Inovações e influências na cozinha em ‘Mania de Você’
No cardápio do Violeta, cada prato traz referências múltiplas. Um dos destaques é o barreado com katsuobushi, flocos de atum-bonito seco e defumado, substituindo o bacon tradicional.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Outro exemplo é a tempura de camarão com aipim e molho tártaro feito com legumes da horta de Viola. Gustavo explicou: “Uma entrada simples, que é essa tempura, tem toda uma história por trás: a inspiração vem do fish & chips, comida de rua em países como Inglaterra e Irlanda. E aqui, no Violeta, trocamos o peixe pelo camarão, com técnica oriental. A batata, pela mandioca, ingrediente brasileiro. E a assinatura da chef vem com o molho, feito dos legumes da horta própria”.
A chef Alessandra Montagne, que se destacou na França com pratos brasileiros, serve como uma das inspirações para Viola. Gustavo mencionou que uma sobremesa de pão de queijo com goiabada e poejo no Violeta reflete uma brincadeira com criações de Alessandra e referências de outros chefs brasileiros renomados, como Jefferson Rueda.
“Alessandra tem uma entrada que mistura pão de queijo e caviar. Quis fazer uma brincadeira com isso, ao reverso, e incluí no menu do Violeta uma sobremesa com pão de queijo e goiabada”, explicou Gustavo, ressaltando a importância de misturar o tradicional com o contemporâneo na narrativa da novela.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino