Organização de Miss Universo favoreceu Miss Estados Unidos?

Por - 19/01/23 às 21:00

R'Bonney Gabriel, Miss UniversoR'Bonney Gabriel, Miss Universo / Reprodução / Instagram /@misstxusa

Este ano o concurso de Miss Universo gerou muita polêmica após a vitória da Miss Estados Unidos, R’Bonney Gabriel, de 28 anos, de origem filipina-estadunidense. A modelo levou a coroa entre conflitos e boatos de fraude, e deixou muita gente inconforme com o resultado. A organização do concurso internacional de beleza foi acusada de favorecer a escolha de Gabriel, e ainda foi apontada por supostamente manipular o concurso.

Leia+: Miss Brasil 2022 estaria com Marcus Buaiz, ex de Wanessa? Entenda!

Diante de tantas especulações tanto a diretora executiva do Miss Universo, Amy Emmerich, como a vencedora R’Bonney quebraram o silêncio.

Amy negou os boatos de fraude e garantiu que não teve jogo sujo: “Essas alegações são absurdas (…) Uma das quatro maiores empresas de contabilidade dos Estados Unidos cuidou dos resultados e verificou o processo”, assegura.

“Essas alegações prejudicam a afirmação de Gabriel de se tornar a primeira filipino-americana a ser coroada Miss Universo (…) As pessoas que dizem que é ‘suspeito’ que o JKN Global Group possua tanto o Miss Universo quanto o Miss EUA não estão familiarizados com a história das organizações.”, comentou, acrescentando que a vencedora era uma ‘concorrente forte e dedicada’.

“Sua vitória é legítima… essas falsas alegações de manipulação são absurdas e desviam a atenção dos marcos incríveis que nossa organização alcançou”, justificou.

Leia+: Miss Universo Brasil 2022: Mia Mamede, do Espírito Santo, vence concurso

A polêmica sobre Gabriel começou desde que ela se tornou Miss Estados Unidos, já que outras concorrentes acusaram a representante do Texas de receber tratamento preferencial por ela ser filipina e porque supostamente queriam que ela fosse a primeira a vencer o concurso.

Na época os organizadores do Miss Universo contrataram um escritório de advocacia independente para investigar as alegações de que o concurso Miss USA havia sido fraudado em outubro e eles encerraram as investigações, afirmando que as alegações não tinham fundamento.

Já R’Bonney respondeu às acusações, dizendo: “Eu nunca entraria em nenhum concurso ou competição que soubesse que venceria. Eu tenho muita integridade.”

O Brasil foi representado pela modelo e jornalista Mia Mamede. Em seu Instagram ela agradeceu o apoio e o carinho recebidos.

“Eu ainda estou processando tudo que vivi nessas últimas 2 semanas. Apesar de não termos conquistado o resultado que desejávamos, o sentimento predominante é de GRATIDÃO!

GRATIDÃO por todos vocês, meus fãs, amigos e familiares! Eu nunca imaginei receber tanto amor e carinho em toda a minha vida.

GRATIDÃO por toda a experiência, crescimento pessoal, lições de vida e novas amizades que o Miss Universo (e a preparação para ele) me proporcionou. Termino essa fase outra mulher.

GRATIDÃO pela minha equipe maravilhosa, dedicada, generosa, engenhosa que deu o sangue nessa jornada tanto quanto eu. Meu muito muito obrigada. Eu não estaria aqui sem vocês!”, escreveu.

MUDANÇA HISTÓRICA

Demorou, mas aconteceu! Pela primeira vez na história, depois de 70 anos de existência, mulheres que são mães, casadas ou até mesmo mesmo divorciadas poderão agora competir no concurso Miss Universo.

Leia+: Miss Universo Brasil 2022: Mia Mamede, do Espírito Santo, vence concurso

A informação foi divulgada pelo jornal The National, que recebeu um comunicado da organização dizendo que a modificação das regras agora “permite a todas as mulheres que coloquem seus destinos nas próprias mãos”.

Ainda de acordo com a nota, as novas regras passam a valer a partir de 2023, quando se dará a 72ª edição do evento.

Em tempo, vale lembrar que antes da mudança, apenas mulheres solteiras entre 18 e 28 anos, que nunca tiveram filhos ou foram casadas, podiam participar da competição.

“Pesquisas recentes mostram que a média de idade de casamento e primeira gravidez para mulheres, globalmente, começa aos 21 anos. Apesar das diferenças em nossas culturas e crenças, isso permite a todas as mulheres que coloquem seus destinos nas próprias mãos, e vamos acomodar quem for Miss Universo de acordo”, diz comunicado assinado por Amy Emmerich, CEO do evento.

MISS UNIVERSO BRASIL 2022: VEJA QUEM VENCEU O CONCURSO

Mia Mamede, com coroa e faixa, após ser eleita Miss Universo Brasil 2022
Reprodução Instagram @missuniverso.brasil

Noite de muita beleza e luxo! No dia 19 de julho, aconteceu a final do concurso “Miss Universo Brasil 2022”, no Espaço na Villa Vérico, em São Paulo, e quem levou a coroa foi Mia Mamede, representante do Espírito Santo. É a primeira vez que o estado ganha o concurso, desde seu início, em 1954.

“Tudo ainda parece um sonho! Que felicidade em ser a primeira capixaba a levar a coroa para o Espírito Santo”, disse Mamede, após ganhar o concurso.

A capixaba tem 26 anos, fala quatro línguas e já foi vencedora do Miss Dubai Juvenil, no ano de 2012.

Mia é formada em Jornalismo Audiovisual e Socioeconomia, pela Universidade de Nova Iorque e tem seu próprio empreendimento, o Mia Content House, uma produtora de conteúdo que fica em Vitória.

Quem fez a passagem da coroa para Mia foi Teresa Santos, vencedora do concurso no ano passado.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.