Bolsonarista ‘cristão, conservador e antiviolência’ invade festa e mata petista

Por - 11/07/22 às 08:11

Festa com tema do PT, aniversário de Marcelo ArrudaMarcelo Arruda era tesoureiro do PT - Foto: Reprodução

O Guarda Municipal Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos no último sábado, 09 de julho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, quando foi assassinado por um apoiador de Jair Bolsonaro O motivo? A temática da festa de Arruda era petista.

Além de guarda municipal, Arruda era tesoureiro do PT municipal e diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi). Ele comemorava o aniversário na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu. A festa tinha como tema o PT e fazia várias referências ao ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo já ferido, Arruda chegou a reagir e atirar contra o assassino, o agente penal federal Jorge da Rocha Guaranho. Marcelo chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Já o atirador permanece em estado grave internado na Unidade de Terapia Intensiva.

A Polícia Civil investiga se houve crime de ódio, já que a festa tinha temática do PT e o atirador teria chegado ao local se autodeclarando bolsonarista.

“Pelo que a gente percebeu, foi uma intolerância política”, disse o secretário de Segurança Pública de Foz do Iguaçu, Marcos Antonio Jahnke.

Uma testemunha que estava no local contou que o policial penal passou de carro e começou a entoar gritos de apoio a Bolsonaro e contra Lula. Ainda conforme o relato, Guaranho estava com uma mulher e um bebê no carro e apontou a arma em direção à festa por volta das 23h30. Ele chegou a ir embora, mas voltou após cerca de 15 minutos e atirou contra o petista, que também estava armado e conseguiu revidar.

ATIRADOR TENTA FUGIR, MAS LEVA UM DISPARO

O policial penal Jorge José da Rocha Guaranho já defendeu em suas redes sociais uma forte punição para qualquer ação violenta. Ele afirma ser cristão e conservador, possui várias publicações pró-governo e endossa o discurso a favor do armamento da população, além de se posicionar contra o aborto e as drogas.

Em vídeos que estão sendo analisados pela Polícia Civil, o agente penal chega à festa e discute com o aniversariante. Marcelo Arruda chega a arremessar pedregulhos contra o veículo do homem.

E outro momento, Jorge retorna ao local e desce armado do carro. Uma mulher, que segundo a Polícia Civil seria a esposa de Arruda, tenta conversar com o atirador. Mas ele dispara para dentro do estabelecimento, invadindo o local em seguida.

A mulher, que na primeira abordagem chegou a mostrar o distintivo para o atirador, também pega uma arma dentro de um veículo. De acordo com as informações, ela é investigadora da Polícia Civil.

Na sequência, Arruda já aparece baleado e tentando se esconder entre algumas mesas, quando o atirador se aproxima e efetua mais disparos à queima roupa. Empurrado pela mulher, o agente penal teta fugir, mas acaba atingido por Marcelo, que mesmo ferido consegue efetuar os disparos.

LULA E BOLSONARO DE PRONUNCIAM SOBRE O CRIME

Pré-candidato à reeleição pelo PL o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para falar sobre o ocorrido. E se mostrou contra o ato de violência cometido por seu simpatizante.

“Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018: dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”, iniciou ele.

“É o lado de lá que dá facada, que cospe, que destrói patrimônio, que solta rojão em cinegrafista, que protege terroristas internacionais, que desumaniza pessoas com rótulos e pede fogo nelas, que invade fazendas e mata animais, que empurra um senhor num caminhão em movimento. Falar que não são esses e muitos outros atos violentos mas frases descontextualizadas que incentivam a violência é atentar contra a inteligência das pessoas”, continuou Bolsonaro.

“Nem a pior, nem a mais mal utilizada força de expressão, será mais grave do que fatos concretos e recorrentes. Que as autoridades apurem seriamente o ocorrido e tomem todas as providências cabíveis, assim como contra caluniadores que agem como urubus para tentar nos prejudicar 24 hora por dia”, finalizou.

O ex-presidente Lula, pré-candidato à Presidência pelo PT, também se pronunciou.

“Nosso companheiro Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos com sua família e amigos, em paz, em Foz do Iguaçu. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, sua festa de aniversário tinha como tema o PT e a esperança no futuro; com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha”, iniciou ele.

“Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia ainda maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda. Também peço compreensão e solidariedade com os familiares de José da Rocha Guaranho, que perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável. Pelos relatos que tenho, ele não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz.”

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino