Coroas de flores chegam ao velório de Erasmo Carlos

Por - 23/11/22 às 14:14

Coroas de flores no velório de Erasmo CarlosCoroas de flores no velório de Erasmo Carlos - Divulgação/Globo, Agnews, Roberto Filho Filho/Brazil News

Na tarde desta quarta-feira (23), algumas coroas de flores começaram a chegar ao velório do cantor Erasmo Carlos, no Crematório e Cemitério Vertical Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro.

Uma delas era dos amigos da Banda The Fevers e outra era uma homenagem do Detonautas.

Leia+: Erasmo Carlos voltou à internação no mesmo dia que teve alta

Erasmo Carlos morreu na última terça-feira (22) depois de ser diagnosticado com quadro de paniculite complicada por sepse de origem cutânea, conforme informou o boletim médico enviado pelo hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro.

Boninho mandou coroa de flores
Boninho mandou coroa de flores – Roberto Filho/Brazil News
Jorge Ben Jor também mandou uma coroa de flores
Jorge Ben Jor também mandou uma coroa de flores – Victor Chapetta/Agnews
Rita Lee e o marido Roberto de Carvalho mandaram uma coroa de flores
Rita Lee e o marido Roberto de Carvalho mandaram uma coroa de flores – Victor Chapetta/Agnews

MORTE DE ERASMO CARLOS

Erasmo Carlos (81) morreu nesta terça-feira, 22 de novembro, no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O cantor, que recebeu alta no começo do mês, após mais de uma semana internado, desta vez chegou a ser intubado, na segunda-feira, 21 de novembro.

Erasmo Carlos estava tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, e que dificulta a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos, que pode ser causada por doenças cardíacas, dos vasos ou renais.

TRAJETÓRIA

Erasmo Esteves, nome de batismo de Erasmo Carlos, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1941. Desde cedo, mostrava seu interesse pela música. Na juventude, esteve junto de Jorge Benjor e Tim Maia, formou a banda “The Sputniks” em 1957. Se tornou um dos membros da Jovem Guarda, junto a Roberto Carlos e Wanderléa, nos anos 60 e 70.

É dele os sucessos “Além do Horizonte”, “É Preciso Saber Viver”, “O Bom”.

Na TV, recebeu uma homenagem com o programa “Erasmo Convida” (1982), recebendo no palco da atração os amigos Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben Jor, Maria Bethânia, Nara Leão, Roberto Carlos entre outros.

Outra homenagem recebida foi no ano de 2008, em uma edição do”Som Brasil” e também no Globoplay, em 2021, quando ele completou 80 anos, Pedro Bial conversou com ele, relembrando passagens importantes da sua trajetória.

Também fez parte de muitas trilhas sonoras de novelas como “Locomotivas” (1977), “Livre Pra Voar” (1984), “Vida Nova” (1988), “A Lua Me Disse” (2005), “O Profeta, (1977), entre outras.

No cinema, atuou em “Minha Sogra É da Polícia” (1958), com direção de Aloisio T. de Carvalho. Seu destaque como ator chegou no ano de 1972, no filme “Os Machões”, onde atuou com Reginaldo Faria e Flávio Migliacchio e foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante, pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Um dos seus últimos trabalhos foi em um streaming como ator, protagonizando o longa-metragem “Modo Avião”, com Larissa Manoela. No ano de 2021, ele lançou o álbum “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda” com oito músicas dos anos 60, viajando por todo o Brasil e comemorando seus 50 anos de carreira.

SUCESSO DO TREMENDÃO

Em nota enviada para a imprensa, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta profundamente a morte do cantor e compositor Erasmo Carlos, nesta terça-feira, dia 22, aos 81 anos. O artista, que foi um dos pioneiros do rock brasileiro, deixa como legado musical mais de 750 composições próprias e mais de 700 gravações cadastradas na gestão coletiva.

Neste momento de grande tristeza, o Ecad se solidariza com familiares e amigos. “Emoções”, uma parceria com Roberto Carlos, foi a música de sua autoria mais regravada até hoje. No ranking das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil, a liderança ficou com “É preciso saber viver”, outra parceria com Roberto Carlos.

Nos últimos 10 anos, Erasmo Carlos teve mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de Rádio, Shows e TVs. Seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos por 70 anos após sua morte, como determina a lei do direito autoral (9.610/98).

Leia+: Erasmo e Roberto Carlos já brigaram e se separaram de uma banda

Ranking das músicas de autoria de Erasmo Carlos mais regravadas 

1 – Emoções – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
2 – Jesus Cristo – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
3 – Nossa senhora – Erasmo Carlos / Roberto Carlos
     Detalhes – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
4 – Sentado à beira do caminho – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
5 – Se você pensa – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
     Olha – Erasmo Carlos / Roberto Carlos   
6 – É preciso saber viver – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
7 – Proposta – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
8 – Cavalgada – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
9 – De tanto amor – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
10 – Quero que vá tudo pro inferno – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  

Leia+: Famosos lamentam morte de Erasmo Carlos

Ranking das músicas de Erasmo Carlos mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval, Festa Junina e Shows) 

1 – É preciso saber viver – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
2 – Além do horizonte – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
3 – Emoções – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
4 – Detalhes – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
5 – Eu te amo te amo te amo – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
6 – Caminhoneiro – Erasmo Carlos / Roberto Carlos / Harford John  
7 – Gatinha manhosa – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
8 – Nossa senhora – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
9 – Se você pensa – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
10 – Sentado à beira do caminho – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
11 – As curvas da estrada de santos – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
12 – Jesus Cristo – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
13 – Do fundo do meu coração – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
14 – Olha – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
15 – É proibido fumar – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
16 – Cavalgada – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
17 – Quero que vá tudo pro inferno – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
18 – Furdúncio – Erasmo Carlos / Roberto Carlos  
19 – Mesmo que seja eu – Erasmo Carlos / Roberto Carlos
20 – A volta – Erasmo Carlos / Roberto Carlos

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais