Corpo de Gal Costa passou por cerimônia feita por integrantes do Gantois

Por - 11/11/22 às 14:09

Gal CostaReprodução/Instagram/Fcebook

Integrantes do Terreiro do Gantois, de Salvador, se deslocaram até São Paulo para participar de uma cerimônia fúnebre dedicada à cantora Gal Costa, realizado na quinta-feira, 10 de novembro. A cantora era adepta ao candomblé e filha de santo. As informações são do G1.

Leia+: Janja, Zélia Ducan, Lúcia Veríssimo e Bela Gil dão último adeus à Gal Costa

Gal e Mãe Menininha/Reprodução/Facebook

De acordo com a publicação, Gal foi iniciada no terreiro por Mãe Menininha, yalorixá mais famosa da Bahia e que comandou o local entre as décadas de 1920 e 1980, até a sua morte, em 1986.

Mãe Ângela, que é neta de Mãe Menininha, explicou ao G1 o motivo da cerimônia não ser mostrada ao público. “É um ritual muito particular, muito reservado e a gente não pode divulgar o que foi realizado. É um ritual que sempre é realizado em todas as pessoas que são iniciadas e que fazem a passagem”, contou.

Mãe Ângela disse ainda que as cerimônias fúnebres podem durar até sete dias, mas o prazo para término varia de acordo com o terreiro. “Esse que foi realizado ontem é a parte inicial de tudo, que é tudo muito mais complexo e muito mais amplo”, completou.

Em 1985, Gal e Maria Bethânia cantaram juntas “Oração à Mãe Menininha”. Confira !

Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, o corpo de Gal Costa foi levado para a Assembleia Legislativa de São Paulo onde será velado até às 15h. Amigos, familiares e o público em geral se despedem da artista, que morreu na última quarta-feira, aos 77 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi revelada.

FILHO ÚNICO DE GAL COSTA E VIÚVA ACOMPANHAM VELÓRIO

velorio-gal-costa
 Fotos: Leo Franco/AgNews

Gabriel Costa Penna Burgos, filho único de Gal Costa, acompanhou o velório da cantora na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O rapaz de apenas 17 anos se emocionou ao lado do caixão da mãe. Gabriel estava acompanhado de Wilma Petrillo, empresária e viúva de Gal e demais amigos e familiares.

Leia+: Ivete Sangalo exalta Gal Costa: “Minha maior referência como cantora”

O publicitário Nizan Guanaes (de roupa branca) foi um dos primeiros famosos a chegar. Ele acompanhou a despedida ao lado dos familiares da cantora.

 Fotos: Leo Franco/AgNews

MORTE

gal costa no palco
Grosby Group

Gal Costa morreu nesta quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista e a causa da morte não foi divulgada. Em setembro deste ano Gal deu uma pausa em sua agenda de shows para passar por uma cirurgia de retirada um nódulo na fossa nasal direita. Não existe nenhuma evidência que a cirurgia esteja ligada com a causa de sua morte.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador. Antes de se tornar a grande artista que conhecemos, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música. Anos depois, graças a Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, conheceu Caetano Veloso, que viria a se tornar um de seus grandes amigos tanto na vida, quanto na música.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.