Corpo de Maguila é velado e família do pugilista doa cérebro para estudos na USP
Por Flavia Cirino - 25/10/24 às 11:22
O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, teve o desejo atendido pela família. De acordo com a viúva, Irani Pinheiro, seu cérebro foi doado para estudos na Universidade de São Paulo (USP).
Filho caçula de Maguila faz emocionante homenagem
Irani confirmou o fato em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25), no velório do ex-atleta, realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na Zona Sul da capital.
Durante a coletiva na Alesp, Irani Pinheiro explicou que a doação teve discussão ainda em vida: “Resolvemos até em vida mesmo a doação do cérebro dele para estudos por conta da doença. Fizemos isso ontem”.
Com essa decisão, a família espera ajudar no avanço das pesquisas que buscam compreender melhor a degeneração cerebral causada por traumas repetidos na prática esportiva.
O velório de Maguila começou às 8h, aberto ao público, dando aos admiradores a oportunidade de se despedirem do ídolo do boxe brasileiro.
A cerimônia reuniu familiares, amigos e fãs que foram prestar suas últimas homenagens. A esposa e os dois filhos do ex-pugilista acompanharam o velório desde o início, recebendo o apoio de admiradores que se emocionaram durante a despedida.
Maguila e a luta contra a doença degenerativa
Maguila morreu na quinta-feira, 24 de outubro, em decorrência de complicações da demência pugilística, doença também conhecida como Encefalopatia Traumática Crônica (ETC). O ex-atleta conviveu com esse diagnóstico desde 2013, enfrentando um longo e difícil tratamento.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A decisão de doar o cérebro do ex-pugilista para a USP reflete o desejo da família de contribuir para a pesquisa sobre doenças neurodegenerativas ligadas ao esporte. O órgão será enviado ao banco de cérebros da universidade, que já guarda os cérebros do também boxeador Eder Jofre e do ex-capitão da seleção brasileira Bellini.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino