De rei para rei: Roberto Carlos mostra encontro com Pelé
Por Redação - 30/12/22 às 12:23
Um encontro de Reis. Com uma imagem assim, Roberto Carlos se despediu de Pelé, que morreu aos 82 anos nesta quinta-feira, 29 de dezembro. Os dois se encontraram em 1977, quando o ex-atleta participou do especial de fim de ano do cantor.
Leia+: Morte de Pelé ‘cancela’ novela e irrita público da Globo
O intérprete de “Esse Cara Sou Eu” definiu o ex-atleta como alegria e orgulho para todos os brasileiros. Também escreveu que ele é referência do Brasil no mundo. Roberto também lembrou o título de maior jogador do mundo.
“Pelé é alegria e orgulho pra mim e para todos nós brasileiros. É emocionante quando estamos em qualquer parte do mundo e alguém diz: ‘- Ah, do Brasil de Pelé’. E aí pensamos e até falamos: ‘- É, o maior jogador de futebol do mundo, de todos os tempos’. Eleito mundialmente como o atleta do século, ele é o brasileiro mais famoso do mundo por seu talento e emoção que nos causa em cada partida de futebol”, afirmou.
Leia+: Imprensa argentina não se refere a Pelé como o maior da história
Depois de todo o discurso, o cantor justificou sua fala, no tempo presente. Para ele, Pelé é eterno.
“Digo isso tudo no presente porque Pelé é e será tudo isso sempre, eternamente nos corações e na história do Brasil. Que o nosso Deus de bondade o proteja, o ilumine cada vez mais e o abençoe sempre”, explicou.
Leia+: Ex-namorada do atleta, Xuxa se pronuncia sobre a morte de Pelé
VELÓRIO
O velório de Pelé ocorrerá na Vila Belmiro, casa do Santos e onde o craque começou a carreira. Sabe-se que a montagem de uma estrutura para o adeus ao Rei teve início no dia 23 de dezembro. Na ocasião, algumas imagens chegaram a ser divulgadas na internet. O Santos e a prefeitura da cidade estão envolvidas na montagem e organização da estrutura desde que Pelé foi internado pela última vez, no começo de dezembro.
De acordo com as primeiras informações, o corpo de Pelé passará por um embalsamamento. O velório começará na segunda-feira, 2 de janeiro, e o enterro será na terça-feira, 3 de janeiro, em Santos.
Leia+: Ronaldo não mede palavras para falar sobre Pelé
A morte de Pelé deve atrair fãs, torcedores do Santos e de outros times de todo o país, além de uma gama de celebridades, atletas e até políticos. Isso tudo, pensando em nomes mundiais. Pelé foi o responsável por levar o futebol para países onde o esporte era marginalizado. Então, a cidade deverá estar lotada nos próximos dias e não só pelo Réveillon.
O corpo de Pelé sairá do hospital na madrugada de domingo para a segunda-feira e seguirá direto para o Estádio Vila Belmiro, mas o velório só começará na manhã seguinte, às 10h. A informação do Santos é que a cerimônia terá 24 horas.
Leia+: Globo muda programação após a morte de Pelé. Veja!
Depois do velório, haverá um cortejo em homenagem à mãe de Pelé, Dona Celeste. O Cortejo seguirá para o extremo oposto da cidade, onde ela vive. Depois disso, o corpo volta para a região da Vila Belmiro, no Memorial Acrópole, onde o corpo será sepultado. O sepultamento acontecerá em cerimônia reservada aos familiares.
Os fãs e torcedores poderão se despedir do Rei do Futebol. Todos que quiserem se despedir de Pelé, poderão se dirigir ao estádio no período do velório. A entrada será pelos portões 2 e 3 do estádio, com saída pelos portões 9 e 10. Autoridades terão acesso pelo portão 10. O corpo ficará posicionado no centro do gramado, como já foi mostrado em fotos vinculadas nas redes sociais.
O ex-jogador que lutava contra um câncer de intestino desde 2021 estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul da cidade, desde o dia 29 de novembro, quando deu entrada apresentando inchaço em todo o corpo. Lá, o ex-atleta foi identificado pelo corpo clínico como anasarca, um inchaço generalizado, além de uma síndrome edemigênica e insuficiência cardíaca descompensada.
Leia+: Messi supera Pelé em número de gols
ENTERRO
Pelé escolheu o lugar onde seria enterrado há quase 20 anos. Após o velório, seu corpo, embalsamado, vai ficar no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, cemitério vertical que está no Guinness Book desde 1991, por ser o mais alto do mundo. Ele comprou o lóculo no nono andar, com vista para o estádio da Vila Belmiro.
Em entrevista ao jornal A Tribuna, Pelé explicou o motivo da escolha, disse que sentiu paz no local, exatamente por não parecer um cemitério tradicional.
“Escolhi por sua organização, limpeza e estrutura. É um local que transmite paz espiritual e tranquilidade, onde a pessoa não se sente deprimida, sequer parece com um cemitério”, afirmou.
Leia+: Neymar lamenta morte de Pelé com frase comovente
A opção do andar também tem significado. O pai de Pelé também jogava futebol, mas com a camisa 9. Então, ele escolheu esse local para reverenciar o pai.
“Ele era centroavante e usava a camisa nove. Por isso, escolhi o andar com este número e que dá para ver o estádio. Com certeza, ele iria aprovar a idéia”, afirmou o atleta do século.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.