Ecad lamenta a morte de Antonio Cicero: ‘Deixa um legado’
Por Raphael Araujo - 23/10/24 às 15:50
O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta a morte do compositor, escritor, poeta e filósofo Antonio Cicero nesta quarta, dia 23. Com 130 composições e 40 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva, ele deixa um legado musical que ficará marcado na interpretação de diversos artistas que gravaram suas canções, como Marina Lima, Lulu Santos, João Bosco, Maria Bethânia e outros.
Ele também era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). Neste dia de tristeza, a instituição se solidariza com seus amigos e familiares. A música de autoria de Antonio Cicero mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil foi “À francesa”, uma parceria com Claudio Zoli.
Relembre carreira de Antonio Cicero
Essa também foi a canção do compositor mais regravada até o momento. Já no top 3 de intérpretes que mais gravaram as suas músicas, Marina Lima, sua irmã e parceira em várias composições, ficou na liderança, seguida por João Bosco na segunda posição e por Adriana Calcanhoto em terceiro lugar.
A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os seus herdeiros do cantor continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas músicas por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Ranking do Ecad das músicas de autoria de Antonio Cicero mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina)
- À francesa Antonio Cicero/Claudio Zoli
- Último romântico Antonio Cicero/Lulu Santos/Sergio de Souza
- Fullgás Antonio Cicero/Marina Lima
- Charme do mundo Antonio Cicero/Marina Lima
- Maresia Antonio Cicero/Paulo Machado
- Inverno Antonio Cicero/Adriana Calcanhotto
- Acontecimentos Antonio Cicero/Marina Lima
- Virgem Antonio Cicero/Marina Lima
- Pra começar Antonio Cicero/Marina Lima
- Pelos ares Antonio Cicero/Adriana Calcanhotto
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.