Ieda Maria Vargas, 1ª brasileira Miss Universo, morre aos 80 anos
Por Raphael Araujo - 23/12/2025 - 11:56

Ieda Maria Vargas morreu nesta segunda-feira, 22 de dezembro, aos 80 anos. A primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo estava internada na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, na Serra Gaúcha. A filha, Fernanda Vargas, confirmou a informação por meio das redes sociais.
James Ransone, ator de ‘It: Capítulo 2’, morre de maneira trágica, aos 46 anos
Logo depois, a família informou os detalhes da despedida. O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a partir das 10h desta terça-feira, 23 de dezembro, em cerimônia aberta ao público. Em seguida, às 17h, familiares e amigos próximos participarão de uma cerimônia restrita no Cortel Metropolitano Crematório.
Enquanto mensagens se espalhavam, o governador Eduardo Leite também se manifestou. Em publicação nas redes sociais, escreveu: “Minha solidariedade aos filhos, netos, familiares e a todos que acompanharam e admiraram sua história”. Além disso, entidades ligadas aos concursos de beleza destacaram a importância de Ieda para o país.
Mais homenagens
O perfil oficial do Miss Universo Rio Grande do Sul publicou uma nota ressaltando o feito histórico da ex-modelo: “Ieda abriu caminhos e elevou o nome do Brasil ao cenário internacional da beleza, tornando-se um símbolo de pioneirismo, força feminina e orgulho nacional. Ieda deixa um legado”.
“Sua vitória marcou gerações, inspirou mulheres em todo o país e escreveu para sempre o nome do Rio Grande do Sul na história do Miss Universo e do Brasil no mundo. Neste momento de despedida, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que reconhecem a importância de sua trajetória”, completou, em síntese. A família também divulgou um pronunciamento oficial:
Rômulo Arantes Neto ficou ‘agressivo em esportes’ após pai morrer
“Neste momento de imensa dor, agradecemos todas as manifestações de carinho, respeito e solidariedade recebidas. leda foi uma mulher de luz, que marcou a história e a vida de muitas pessoas, deixando um legado de amor, alegria e inspiração. Estamos profundamente tristes com sua partida, mas confortados na certeza de que agora ela descansa na Casa do Pai, em paz, envolta pelo amor de Deus”.
Relembre trajetória de Ieda Maria Vargas
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda Maria Vargas iniciou a trajetória nos concursos ainda adolescente. Em 1962, aos 17 anos, conquistou o título de Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. A partir daí, avançou rapidamente, já que venceu Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul e, logo depois, Miss Brasil. Em 1963, portanto, veio o momento que mudou sua história.
Representando o país no Miss Universo, realizado em Miami Beach, nos Estados Unidos, Ieda venceu a competição e se tornou a primeira brasileira a alcançar o título. O feito colocou o Brasil em evidência no cenário internacional dos concursos de beleza. Depois da vitória, Ieda manteve vínculo com os certames por pouco tempo.
Em agosto de 1964, participou da transmissão da coroa para a sucessora, a grega Corinna Tsopei. Posteriormente, viveu um período na Flórida e optou por se afastar da exposição pública. Em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos. De volta ao Rio Grande do Sul, passou a viver em Porto Alegre e decidiu não seguir carreira artística.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Desde então, participou apenas de eventos pontuais, principalmente como convidada de honra em encontros ligados à moda e à cultura. Em 1999, uma votação popular promovida pela RBS incluiu Ieda Maria Vargas na lista dos “20 Gaúchos que Marcaram o Século XX”, ao lado de nomes como Getúlio Vargas, Elis Regina e Mario Quintana.
Já em 2000, aos 55 anos, ela sofreu um AVC que afetou a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, mudou-se para Gramado, onde passou a viver até a morte.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.

























