Juan Izquierdo, do Nacional, morre após mal súbito no jogo contra São Paulo
Por Flavia Cirino - 28/08/24 às 06:50
Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU, morreu na noite de terça-feira, 27 de agosto, aos 27 anos. O jogador sofreu um mal súbito no último dia 22, durante a partida contra o São Paulo, no Morumbi, válida pela volta das oitavas de final da Copa Libertadores. Desde então, o atleta estava internado em estado crítico na UTI, onde lutou pela vida até o último instante.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
No momento do incidente, Izquierdo caiu desacordado no gramado, provocando desespero entre os jogadores das duas equipes. O atendimento médico foi chamado imediatamente, e o atleta foi levado de ambulância para o hospital.
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Clube Nacional de Futebol anuncia a morte do nosso querido jogador Juan Izquierdo”, lamentou o Nacional em comunicado oficial.
No hospital, Izquierdo chegou com parada cardíaca e passou por um processo de reanimação com uso de desfibrilador. A situação se agravou ao longo dos dias, com o jogador dependente de ventilação mecânica e enfrentando um quadro neurológico crítico.
Time adversário faz homenagem
O São Paulo, adversário na partida, também se pronunciou rapidamente após o falecimento do jogador.
Mariah Carrey perde a mãe e a irmã no mesmo dia
“Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan.”
Carreira e legado de Juan Izquierdo
Juan Izquierdo nasceu em Montevidéu, no Uruguai, onde começou sua trajetória no futebol pelo Cerro-URU.
Posteriormente, passou pelo Montevideo Wanderers antes de se transferir para o Atlético San Luis-MEX, único clube estrangeiro em sua carreira.
De volta ao Uruguai, o jogador teve passagens pelo Wanderers e Nacional, em 2022, e Liverpool, em 2023, até retornar ao Nacional em 2024. Nesta temporada, disputou 25 partidas.
Izquierdo deixa sua esposa e dois filhos, um deles recém-nascido.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino