Lázaro Ramos chora a morte de Diva Guimarães, senhora que o emocionou na Flip

Por - 12/01/25 às 16:15

Morre Diva GuimarãesLázaro manteve contato constante com Dona Diva - Foto: Reprodução/ Instagram @olazaroramos

A professora aposentada Diva Guimarães, destaque na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) em 2017, morreu no último sábado, 11 de janeiro, aos 85 anos. A notícia foi confirmada por familiares e pelo serviço funerário de Curitiba (PR). Lázaro Ramos, que se tornou amigo dela, também se pronunciou.

A aposentada, que na Flip comoveu a todos ao fazer um relato emocionante sobre o racismo, teve o corpo velado neste domingo, 12, na Capela Luto Curitiba, seguido pelo sepultamento.

Diva ganhou notoriedade ao compartilhar sua trajetória como neta de escravizados durante uma mesa na Flip, que contava com a presença de Lázaro Ramos.

O ator lamentou sua morte nas redes sociais: “A nossa Diva partiu. Obrigada, dona Diva Guimarães, por todos os ensinamentos que a senhora me passou em cada encontro.” Lázaro também destacou o impacto da amizade na vida de Diva e agradeceu por sua inspiração e força.

Diva Guimarães: Resistência e inspiração

Durante sua participação na Flip, Diva Guimarães emocionou o público ao descrever como enfrentou o racismo para se tornar professora, profissão que exerceu por 40 anos. “Aos 6 anos, eu amadureci”, afirmou, relembrando histórias de infância que evidenciavam o preconceito. O depoimento gerou aplausos de pé e repercutiu nas redes sociais, acumulando milhões de visualizações.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Em 2022, Diva integrou o elenco do filme Medida Provisória, dirigido por Lázaro Ramos, reforçando sua relevância cultural. A Flip também lamentou sua perda em nota oficial: “Sua voz corajosa e cheia de sabedoria ecoou por Paraty e pelo Brasil, marcando a importância da luta contra o racismo e pela igualdade.”

Diva Guimarães deixa um legado de inspiração e resistência, simbolizando a força necessária para superar barreiras e transformar realidades.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino