Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre
Por Luigi Civalli - 30/08/2025 - 10:35

Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (30), em Porto Alegre, aos 88 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde 11 de agosto. A instituição informou que a causa foi pneumonia.
O autor enfrentava outras condições de saúde. Tinha Parkinson, problemas cardíacos e, em 2016, precisou implantar um marcapasso. Em 2021, sofreu um AVC que afetou sua comunicação e mobilidade.
Velório e família
O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. O velório está marcado para o Salão Nobre Julio de Castilhos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 12h.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Trajetória literária
A carreira de Verissimo começou em 1966, no jornal Zero Hora, onde atuou como revisor. Depois, no Rio de Janeiro, trabalhou como tradutor.
Em 1973, lançou seu primeiro livro, O Popular. Desde então, publicou mais de 70 títulos entre crônicas, romances, contos e quadrinhos. Ao longo da trajetória, vendeu cerca de 5,6 milhões de exemplares.
Presença no jornalismo
Além da produção literária, Verissimo também mantinha colunas em veículos de grande circulação, como O Estado de S.Paulo, O Globo e Zero Hora, aproximando a literatura do cotidiano dos leitores.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais

























