Lula e Janja lamentam morte do ex-deputado David Miranda
Por Redação - 09/05/23 às 11:41
Tão logo soube da morte de David Miranda, o presidente Luis Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para lamentar a passagem tão prematura do ex-deputado federal.
“Meus sentimentos ao @ggreenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais.”
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, também escreveu sobre Miranda:
Muito triste a notícia da morte de David Miranda, que deixa uma trajetória de luta e amor. Meus sentimentos ao
@ggreenwald, seus filhos e familiares.”
A morte de David Miranda foi confirmada pelo marido, Glenn Greenwald
“É com a mais profunda tristeza que comunico o falecimento do meu esposo, @DavidMirandaRio. Ele faria 38 anos amanhã. Sua morte, esta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em plena paz, cercado por nossos filhos, familiares e amigos.”
Na quarta-feira, 10 de maio, David completaria 38 anos e a causa da morte ainda não foi revelada. David deixa o marido e dois filhos.
David foi internado no dia 06 de agosto do ano passado, com muitas dores abdominais, que foram diagnosticadas como infecção gastrointestinal, que acabou se generalizando. Ele estava se tratando na UTI da Casa de Saúde São Vicente, no Rio de Janeiro.
SOBRE DAVID MIRANDA
David Michel dos Santos Miranda era o nome de batismo de David Miranda. Nascido na Favela do Jacarezinho, em 10 de maio de 1985, sua vida sempre foi de luta e superação. Com a mãe, conviveu apenas 5 anos, quando depois disso, ela morreu.
David não chegou a conhecer o pai e foi criado por uma tia. Começou no trabalho com 9 anos de vida: foi caixa de casa lotérica, office boy, entregador de panfleto, despachante e operador de telemarketing. Com seus 13 anos saiu de casa e foi morar com dois primos na favela do Rato Molhado, em Inhaúma, também na Zona Norte do Rio de Janeiro.
No ano de 20056, conheceu o amor com Glenn Greenwald, com quem se casou meses depois e se mudou para os Estados Unidos com o jornalista. Lá, Miranda também cursou jornalismo e se especializou em Estratégia de Marketing.
Coordenou a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil e trabalhou com o marido para revelar os programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, feitos pela sua Agência de Segurança Nacional. Foi preso pelo governo britânico em 2013, por conta dessa vigilância feita em massa.
DIREITOS GAYS
David Miranda começou a se envolver e lutar pelos direitos civis dos gays e negros com o “Juntos: a Casa da Juventude no Rio de Janeiro”. um ano depois, filiou-se ao PSOL para as eleições. No ano de 2016, foi eleito como o primeiro vereador LGBT na história da Câmara do Rio, com 7.012 votos.
Já em 2019 ocupou a vaga do deputado federal eleito Jean Wyllys. Este, decidiu não assumir o mandato, saindo do país após ameaças de morte. Naquele ano, David sentiu mais um gostinho de realização, sendo eleito pela revista “Time” como um dos dez líderes da próxima geração.
ENTENDA A DOR ABDOMINAL
Bastante comum, a dor abdominal ou dor de barriga pode estar relacionada a problemas simples como má digestão ou excesso de gases, mas também pode indicar disfunções e doenças em algum dos vários órgãos dessa região, como estômago, intestino, fígado, vesícula, bexiga e, no caso das mulheres, útero e ovários.
O tipo da dor e a região do abdômen onde ela ocorre podem indicar problemas e doenças específicas, tais como gastrite, úlcera gástrica, excesso de gases, refluxo gastroesofágico, má digestão, inflamação ou pedra na vesícula, doenças no fígado, cisto no ovário esquerdo, doença de Crohn (doença inflamatória crônica que afeta o sistema digestivo), inflamação do pâncreas, início de apendicite, hérnia umbilical, cólon irritável, inflamação da bexiga, infecção urinária, problemas na próstata, gravidez ectópica (gravidez fora do útero, geralmente em uma das trompas de Falópio), endometriose, mioma.
As manifestações podem vir na forma de cólicas intermitentes ou de sensações dolorosas contínuas, podendo provocar desde um leve incômodo ou desconforto até dores agudas insuportáveis. Eventualmente, as dores podem ser desencadeadas ou estar associadas a fatores que fazem com que melhores ou piorem como comer, realizar determinados movimentos do corpo, manter uma postura inadequada e carregar peso.
Muitas vezes as dores abdominais vêm acompanhadas de outros sintomas como náusea, vômito, diarreia e febre.
Um alerta dos especialistas é evitar a automedicação. Medicamentos podem mascarar os sintomas, dificultando o diagnóstico e contribuindo para a piora do quadro. No período de ocorrência das dores a recomendação é alimentar-se com comidas leves e sem condimentos e evitar café, bebidas alcóolicas e cigarro.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.