Mãe de Whitney Houston morre aos 91 anos

Por - 07/10/24 às 17:25

cissy houston, mãe de whitney houstonFoto: Reprodução/Instagram @cissyhouston_

Cissy Houston, conhecida por sua longa carreira no mundo da música e por ser mãe da icônica Whitney Houston, morreu aos 91 anos nesta segunda-feira , 07 de outubro. Segundo informações divulgadas pela Associated Press, Cissy foi encontrada por familiares em Nova Jersey, onde vivia. A artista lutava contra o Alzheimer, condição que enfrentou com força nos últimos anos.

“Nossos corações estão preenchidos com dor e tristeza. Perdemos a matriarca da nossa família. A ‘Mãe Cissy’ foi uma figura forte e imponente em nossas vidas. Uma mulher de profunda fé e convicção, que se preocupava muito com a família, o ministério e a comunidade. Sua carreira de mais de sete décadas na música e no entretenimento permanecerá em primeiro plano em nossos corações”, declarou Pat Houston, sua nora.

Taís Araújo vira Whitney Houston em vídeo e semelhança impressiona

Jornada musical de Cissy Houston

Cissy Houston começou sua jornada na música como parte do grupo vocal Candy Inspirations, que incluía Doris Troy e Dee Dee Warwick, sua sobrinha. O grupo fez história nos backing vocals de grandes nomes da música soul, como Otis Redding, Lou Rawls e Dionne Warwick. Sua presença era notável em colaborações, como “Brown Eyed Woman” de Van Morrison e “Burning of the Midnight Lamp”, de Jimi Hendrix, em 1967.

Ainda nesse ano, a mãe de Whitney Houston trabalhou em uma versão memorável da música “Ain’t No Way”, de Aretha Franklin. Sua última apresentação com o grupo ocorreu em Las Vegas, em 1969, ao lado de Elvis Presley. Esse período marcou sua participação em gravações de sucesso, como “(Gotta Find) A Brand New Lover”, que garantiu ao grupo destaque no cenário de R&B.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Carreira solo e colaborações memoráveis

Após deixar o Candy Inspirations, Cissy seguiu em carreira solo. Durante esse período, gravou mais de 600 canções, colaborando com artistas renomados, como Chaka Khan, Donny Hathaway, Luther Vandross e Paul Simon. Seus vocais também apareceram ao lado de sua filha Whitney, além de estrelas como Beyoncé e Roberta Flack. Em 1971, Houston participou de gravações com Burt Bacharach, incluindo faixas notáveis como “Mexican Divorce” e “One Less Bell to Answer”.

Sua voz poderosa também brilhou em padrões como “Evergreen”, sucesso de Barbra Streisand. Ao longo de sua carreira solo, Cissy conquistou dois prêmios Grammy pelos álbuns “Face to Face” e “He Leadeth Me”. Cissy Houston iniciou sua carreira musical ao lado de seus irmãos, no grupo gospel Drinkard 4. Sua contribuição para a música gospel e secular deixou um legado que continuará a inspirar gerações.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.