Maggie Smith, estrela de ‘Harry Potter’, morre aos 89 anos
Por Murilo Rocha - 27/09/24 às 10:50
A atriz Maggie Smith, eternizada por seus papéis icônicos em “Downton Abbey” e na saga “Harry Potter” como a professora Minerva, faleceu aos 89 anos. Seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, confirmaram a notícia. Maggie deixou uma marca indelével no cinema e no teatro britânico.
Causa da morte do rapper Fatman Scoop é revelada
Nascida em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, Margaret Smith iniciou sua carreira na Oxford Playhouse, nos anos 1950. Pouco depois, integrou a companhia teatral Old Vic e, mais tarde, a Royal National Theatre, onde atuou ao lado de seu marido, Robert Stephens.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Ascensão no cinema
Nos anos 1960, Maggie viu sua carreira no cinema crescer, culminando na conquista do Oscar de Melhor Atriz em 1969, por “Primavera de uma Solteirona”. Ao longo dos anos, a atriz acumulou inúmeros prêmios, incluindo dois Oscars, quatro Emmys, três Globos de Ouro, um Tony e sete Baftas.
Maggie Smith alcançou fama mundial ao interpretar Minerva McGonagall em todos os filmes de “Harry Potter” e Lady Violet, a condessa de Grantham, na série “Downton Abbey”. Suas tiradas ácidas e interpretação cômica a tornaram um fenômeno global. Em entrevista ao British Film Institute (BFI), em 2017, a atriz comentou: “Eu vivia uma vida perfeitamente normal antes de Downton Abbey. Ia ao teatro, galerias de arte, coisas assim, sozinha. Agora já não posso mais”.
Astro de reality internacional é morto esfaqueado
Mesmo relutante a participar da versão cinematográfica da série, Maggie acabou aceitando e revisitou o papel da aristocrata por mais uma vez.
Além destes , Maggie é lembrada por sua atuação ao lado de Whoopi Goldberg, em “Mudança de Hábito” (1992). Ela também deu vida a personagens memoráveis, como em “Uma Janela para o Amor” (1986) e “A Senhora da Van” (2015).
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha