Meu nome é Gal? Saiba o nome verdadeiro de Gal Costa
Por Murilo Rocha - 09/11/22 às 14:34
Na manhã de quarta-feira, 9 de novembro, a notícia da morte de Gal Costa pegou todos de surpresa, abalando fãs e famosos admiradores. Conhecida por sua voz potente, e entoando o “Meu Nome É Gal”, presente de Roberto Carlos e Erasmo Carlos para a cantora, como relembra a coluna do Splash Uol. Porém, o nome de Gal, que ficou eternizado na música brasileira, não era este.
Leia+ Gal Costa posou nua em 1980 e se tornou símbolo da liberdade sexual da mulher
O nome de registro da cantora é Maria das Graças Penna Burgos. Em entrevista ao ícone Jô Soares, em 2013, a cantora revelou o que o apelido entrou no seu registro um pouco depois:
“Eu inseri no meu registro o Gal. Ficou Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, porque quando eu viajava ficava Borges Maria, e quem é Borges Maria?”.
O apelido nasceu por conta do produtor Guilherme Araújo, que optou por trocar o nome das apresentações da cantora, já que ela se apresentava como Maria das Graças. Já Caetano Veloso foi contra à decisão. O site Memórias da Ditadura, o período terrível dominado por militares no Brasil, conta que o cantor não gostou pela abreviatura que é dado a general, e ficaria parecendo uma homenagem ao General Costa e Silva.
HOMENAGEM
Caetano Veloso integrou o grupo “Doces Bárbaros”, ao lado de Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, e com eles viveu grandes momentos. Diante da notícia da morte da artista, aos 77anos, nesta quarta-feira, 09 de novembro, Caetano publicou uma homenagem à amiga em suas redes sociais.
Ele repostou a postagem que havia sido feita no perfil oficial da Gal no Twitter. Nele, um trecho de uma apresentação dos dois em 1986, interpretando a canção “Sorte”, de Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, um dos grandes sucessos da carreira da cantora.
Leia +: Famosos lamentam a morte de Gal Costa
No vídeo postado, Caetano e Gal cantam o refrão da canção com os rostos colado e dão um beijo no final. Ele adicionou ainda um emoji de coração.
Vale ressaltar que quando a postagem do artista foi feita, a notícia da morte de Gal Costa ainda não havia se tornado pública.
MORTE DE GAL COSTA
A cantora brasileira Gal Costa morreu nesta quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista.
Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, mas não existe nenhuma indicação que essa situação esteja ligada com a causa de sua morte.
Leia+: Morre o cantor e compositor Bebeto Alves, pai de Mel Lisboa
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e ficou conhecida nacionalmente com sucessos como ‘Baby’, ‘Chuva de Prata’ e ‘Pérola Negra’.
O seu falecimento pegou todo o país de surpresa e os fãs já dominaram as redes sociais com homenagens para uma das maiores cantoras que o Brasil já viu.
BIOGRAFIA
Gal Costa nos deixou nesta quarta-feira, 9 de novembro, aos 77 anos, mas não antes de deixar uma marca permanente na história do Brasil contemporâneo.
Maria das Graças Penna Burgos, nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 25 de setembro e 1945. Antes de se tornar a grande artista que conhecemos, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música.
Leia+: Ana Maria Braga se emociona ao noticiar a morte de Gal Costa
Anos depois, graças a Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga, conheceu Caetano Veloso, que viria a se tornar um de seus maiores parceiros, tanto na vida, quanto na música.
ENTRADA NO MUNDO DA MÚSICA
Em 1964, Gal se juntou com Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé e participou do show ‘Nós, Por Exemplo’, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.
No ano seguinte, já conquistada pelo mundo musical, Gal, ainda como Maria das Graças, se muda para o Rio de Janeiro e lança seu primeiro disco, usando músicas ‘Sim, Foi Você’, de Caetano e ‘Eu Vim da Bahia’, de Gilberto Gil.
Seu primeiro disco solo ‘Gal Costa’, lançado em 1969, foi um absoluto sucesso, e possuia músicas como ‘Baby’, Divini Maravilhoso’, ‘Que Pena’ e ‘Não Identificado’.
GAL NA MPB
Foi em 1979 que Gal entrou para o MPB, com ‘Gal Tropical’, em que cantou seus maiores sucessos, como ‘Balancê’, ‘Força Estranha’, ‘Índia’ e ‘Meu Nome é Gal’.
ARTISTA!
Atualmente, Gal estava em turnê com o show ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’, no qual ela tocava grandes sucessos dos anos 80, como ‘Nada Mais, ‘Sorte’ e ‘Lua de Mel’.
Gal deixa um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos, que inclusive inspirou o 40º álbum da cantora, chamado de ‘A Pele do Futuro’.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha