México se veste de luto pela morte da lendária atriz Silvia Pinal
Por Rita García - 29/11/24 às 09:47
Silvia Pinal, uma das atrizes mais importantes da televisão e da era de ouro do cinema mexicano, faleceu aos 93 anos, na quinta-feira 28 de novembro, coincidentemente o mesmo dia da morte de outro expoente da cultura mexicana, Roberto Gómez Bolaños, intérprete do Chaves.
SBT redefine grade e adia exibição de Chaves
A lendária atriz morreu dias depois de ser hospitalizada por uma infecção do trato urinário.
A Secretaria da Cultura do México confirmou a morte de Pinal por meio de uma declaração no X:
“A Secretaria da Cultura do Governo do México lamenta o falecimento da atriz principal Silvia Pinal”, dizia a declaração. “Com uma carreira de mais de seis décadas, ela participou de mais de 60 filmes e peças. Seu legado continua vivo como um pilar fundamental do cinema, teatro e televisão no México. Que ela descanse em paz.”
Silvia Pinal alcançou reconhecimento internacional por seus papéis em três filmes icônicos dos anos 1960 do renomado cineasta Luis Buñuel: Viridiana (1961), O Anjo Exterminador (1962) e Simão do Deserto (1965).
Reações
Jornais e revistas ao redor do mundo noticiaram a triste partida de Pinal, e muitos famosos lamentaram seu falecimento.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
A atriz e cantora Lucero, que estrelou ao lado de Pinal na telenovela “A Dona” [Soy Tu Dueña], disse: “Minha admirada e amada Silvia Pinal. Sinto que você sempre estará com todos nós que a admiramos desde que fazemos uso de razão. Você é uma das minhas atrizes favoritas na vida”, disse.
“Sinto como se tivesse compartilhado o palco com você recentemente, aprendi tudo o que pude com você. Abracei você e aproveitei muito você por tantos dias, me sinto muito sortuda por ter estado perto de você (…) Obrigada por seu talento, por ser a grande diva deste país, por deixar um legado incomparável em cada um de seus projetos.”
“Obrigada por cada abraço que demos uma na outra, por cada conversa, por cada momento. Mulher maravilhosa, engraçada, divina, linda em todos os sentidos, vou carregá-la para sempre em minha alma e coração. Abraço sua linda família com amor, seus amigos, todos nós que sempre nos lembraremos de você. Voe alto, o céu lhe dá as boas-vindas e você será a estrela mais brilhante lá em cima.”
Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.