Morre a cantora Cynara, fundadora do Quarteto em Cy, formado por irmãs
Por Raphael Araujo - 11/04/23 às 18:18
Fãs do Quarteto em Cy, grupo formado por irmãs artistas, receberam uma triste notícia na tarde desta terça-feira, 11 de abril: uma das fundadoras, Cynara, morreu aos 78 anos de idade, no Rio de Janeiro, vítima de insuficiência respiratória.
Na última semana, Cynara passou por uma cirurgia após quebrar o fêmur em uma queda, estando internada no Prontocor da Tijuca, lidando com complicações na recuperação do procedimento, além de estar enfrentando uma pneumonia.
Leia+: Atriz da série “Zombie Detective” é encontrada morta aos 26 anos
A artista e suas irmãs, Cyva, Cylene e Cybele, nasceram em Ibirataia, na Bahia, e se mudaram para o Rio de Janeiro ainda jovens para seguir carreira na música. Na década de 1960, elas conheceram Vinicius de Moraes, que sugeriu o nome do grupo e se apresentou com elas no começo da carreira, iniciada em 1964. O quarteto gravou músicas do próprio Vinicius, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Baden Powell e outros grandes compositores.
Em 1967, Cynara e Cybele passaram a se apresentar como dupla, separadas do quarteto, conciliando os dois projetos, e competiram duas vezes no “Festival Internacional da Canção (FIC)”, da TV Globo, conquistando o terceiro lugar na primeira vez (com “Carolina”, de Chico Buarque), e obtendo a vitória na edição seguinte da competição (com “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico).
A família ainda não divulgou informações sobre o velório de Cynara, que devem ser reveladas nos próximos dias na imprensa e redes sociais.
NOTA DE PESAR
Por meio do perfil oficial do Instagram do Quarteto em Cy, uma nota de pesar lamentando a morte de Cynara foi compartilhada com os internautas, homenageando a cantora e comemorando sua grande carreira na música brasileira.
Leia+: Astro mexicano é encontrado morto, sem vestígios de violência, aos 27 anos
“É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11/4/23, terça-feira, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade”, disse o texto.
“Foi uma jornada musical incrível, muitos projetos, principalmente, pela família, que foi algo sagrado pra ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco, quatro netos (Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius) e duas irmãs em Cy (Cyva e Cilene). Muito obrigado pelo carinho. ‘Vou voltar, sei que ainda vou voltar, para o meu lugar…’”, concluiu a nota de falecimento.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.