Morre Alysson Paionelli, ex-ministro da agricultura, aos 86 anos

Por - 30/06/23 às 11:44

Funeral de Alysson PaionelliAlysson Paionelli já exerceu o cargo de ministro da agricultura - Foto: TV Globo

O professor e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli morreu na quinta-feira, 29 de junho. Ele  estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. O mineiro de 86 anos estava internado há quase um mês e apresentou piora de seu estado de saúde no último dia 26. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acompanhou o velório, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. De acordo com a imprensa mineira, Bolsonaro chegou ao Palácio da Liberdade por volta das 23h e permaneceu por cerca de 40 minutos. Ele entrou pelos fundos do edifício, sem dar entrevistas. Durante a permanência do ex-presidente no velório, foram entoados cânticos religiosos e ocorreram momentos de oração. O atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, também esteve na cerimônia.

O corpo do engenheiro-agrônomo e professor universitário – apontado por muitos como um dos maiores nomes por trás do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira – foi enterrado na manhã desta sexta-feira, 30, no cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, região Oeste de Belo Horizonte. 

“É inegável a liderança de Paolinelli na agricultura brasileira. Ele sempre acompanhou de perto e apoiou a Embrapa. Nossos gestores e empregados se solidarizam com a família e com todos os atores do agro nacional que têm em Alysson Paolinelli essa referência do setor”, declarou a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Silvia Massruhá.

QUEM ERA ALYSSON PAIONELLI

Alysson era um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, o que se consolidou em boa parte com a criação da Embrapa. Com isso, contribuiu para que o Brasil se tornasse uma potência no setor. Nos últimos anos, Paolinelli ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial. Essa sua bandeira o fez ser indicado ao prêmio Nobel da Paz em 2021.

  • Natural de Bambuí (MG), ele foi secretário de Agricultura de Minas Gerais por três vezes;
  • Alysson também exerceu o cargo de ministro da agricultura durante o governo Geisel, de 1974 a 1979, ainda durante a ditadura militar;
  • Em 1987 foi eleito deputado federal durante a Assembleia Nacional Constituinte, onde integrou a Subcomissão da Política Agrícola e Fundiária e da Reforma Agrária;
  • Além de ex-ministro, Paolinelli também foi um dos responsáveis pela criação da Embrapa.

Também exerceu o cargo de presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), posição que ocupou até 1990. Em 2006, Paolinelli foi premiado com o The World Food Prize pelo incentivo à agricultura tropical brasileira na evolução da oferta de alimentos no mundo.

Alysson foi responsável pela expansão da agricultura brasileira sobre as áreas de cerrado do Centro-Oeste do país, hoje maior polo produtor de grãos do Brasil. Além de presidente executivo da Abramilho, ele ocupava o cargo de presidente do Instituto Fórum do Futuro e de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino