Morre Antônio Delfim Netto, ex-Ministro da Fazenda, aos 96 Anos

Por - 12/08/24 às 08:10

Delfim NetoDelfim Neto teve grande atuação na política do país - Foto: Divulgação

Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda e um dos economistas mais influentes do Brasil, faleceu na madrugada desta segunda-feira, 12 de agosto, aos 96 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 de agosto, por conta de complicações em sua saúde.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Delfim Netto foi professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e se destacou como um dos mais longevos ministros da Fazenda do país. Ocupou o cargo de 1967 a 1974, período em que teve um papel crucial na condução da economia brasileira.

Além disso, Delfim Netto exerceu o cargo de ministro do Planejamento entre 1979 e 1985, e brevemente como ministro da Agricultura em 1979. Atuou também como embaixador do Brasil na França de 1975 a 1977, reforçando sua influência internacional.

Influência de Delfim Netto pós-regime militar

Após a redemocratização do Brasil, Delfim Netto continuou a ser uma figura de destaque tanto na economia quanto na política. Tornou-se conselheiro de presidentes, especialmente do Partido dos Trabalhadores (PT), e manteve laços estreitos com empresários importantes.

Durante a crise financeira global da década de 1980, Delfim, como ministro do Planejamento, enfrentou desafios complexos, como o choque nos preços do petróleo e a alta dos juros nos Estados Unidos.

Em 1986, já fora do governo militar, Delfim Netto foi eleito deputado federal, continuando sua carreira política até os anos 2000.

Em 2014, Delfim Netto doou sua vasta biblioteca pessoal, com mais de 100 mil títulos, para a FEA-USP. Desse modo, ele enriqueceu o acervo da instituição onde lecionou por décadas. Autor de mais de dez livros sobre economia brasileira e centenas de artigos, Delfim Netto sobretudo colaborou ativamente com grandes veículos de comunicação, como Folha de S.Paulo, Valor Econômico e Carta Capital.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino