Morre atriz indígena que recebeu vaias ao recusar Oscar em nome de Marlon Brando

Por - 04/10/22 às 09:12

Sacheen Littlefeather na cerimônia do Oscar em 1073 e imagem recenteSacheen Littlefeather recebeu um pedido de desculpas no mês passado - Foto: Reprodução/ Twitter

Ativista e atriz nativa americana, Sacheen Littlefeather, morreu aos 75 anos. Ela ficou bastante conhecida em 1973, ao ser vaiada ao recusar um Oscar em nome de Marlon Brando, que na época estava em alta com “O Poderoso Chefão”. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas informou o falecimento da artista.

“Quando eu me for, sempre lembrem que cada vez que você defende sua verdade, você manterá minha voz e as vozes de nossas nações e povos”, destacou a Academia, postando uma das frases ditas por ela.

Leia +: Mansão de ‘O Poderoso Chefão’ é colocada à venda

Representante do povo originário Apache faleceu por volta do meio-dia no último domingo, 02 de outubro, cercada por entes queridos em sua casa em Novato, Califórnia. Ela lutava contra um câncer de mama desde pelo menos 2018.

PEDIDO DE DESCULPAS

Coincidentemente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas organizou no mês passado uma cerimônia em seu novo museu de Los Angeles para prestar homenagem Sacheen Littlefeather. Na ocasião, houve até um pedido de desculpas públicas pelo tratamento que ela recebeu na cerimônia do Oscar há quase 50 anos.

Durante a homenagem, no último dia 17 de setembro, a atriz afirmou que naquela ocasião ela subiu no palco “como uma mulher indígena orgulhosa, com dignidade, com coragem, com graça e com humildade”: “Eu sabia que tinha que dizer a verdade. Algumas pessoas podiam aceitar. E outras não”, disse.

Ela também afirmou que o ator John Wayne teve que ser contido para não agredi-la fisicamente quando deixava o palco.

Vale lembrar que este ano, a cerimônia do Oscar, realizada no último mês de março no no Dolby Theatre, em Los Angeles, ficou marcada por memes.

SAIBA COMO FOI A VAIA PARA SACHEEN LITTLEFEATHER

Apache e yaqui, a ativista e atriz compareceu ao Oscar no lugar de Brando depois que o ator decidiu boicotar a cerimônia em protesto pela interpretação de nativos americanos na indústria do entretenimento.

Leia +: Protestos são recorrentes em cerimônias do Oscar

Quando Brando foi nomeado o vencedor do Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “O Poderoso Chefão”, Littlefeather fez um discurso em nome dele, recusando a honra com uma mistura de aplausos e vaias. Além disso os apresentadores Raquel Welch e Clint Eastwood fizeram piadas desdenhosas.

Aquela havia sido a primeira transmissão ao vivo da cerimônia, para todo o mundo. Littlefeather, membro do Screen Actors’ Guild, o sindicato dos profissionais de cinema, teve dificuldade para encontrar trabalho em Hollywood, já que os diretores de elenco foram pressionados a deixá-la de fora das produções.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino