Morre Chrystian: Dos palcos de Goiânia ao sucesso nacional, relembre a trajetória do cantor

Por - 20/06/24 às 06:18

Morre ChrystianFoto: Reprodução Instagram

Chrystian, cujo nome de nascimento era José Pereira da Silva Neto, começou sua carreira artística ainda criança. Aos seis anos, ele já se apresentava em um clube de Goiânia sob o nome de Zezinho. Seu talento precoce garantiu-lhe um programa de televisão, “Pinguinho de Gente”.

Mudança para São Paulo

Visando maiores oportunidades, a família de Chrystian mudou-se para São Paulo. A transição foi difícil, com os irmãos enfrentando dificuldades financeiras. “Para não passarem fome, pegavam as sobras de arroz e feijão das calçadas da zona cerealista, no bairro do Brás. Eles varriam os cereais, juntavam e levavam para a mãe cozinhar.” Persistentes, os irmãos se apresentaram na TV Bandeirantes, onde começaram a ganhar visibilidade.

Ralf lamenta a morte do irmão e parceiro Chrystian: ‘Não conseguimos nos despedir’

Sucesso em Inglês

Nos anos 1970, Chrystian e Ralf adotaram nomes artísticos diferentes, como “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”, gravando músicas em português e inglês. Em 1973, Chrystian alcançou grande sucesso com “Don’t Say Goodbye”, que integrou a trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”. Apesar do sucesso, ele enfrentou desafios: “No início, ele aparecia quase como um cantor ‘fantasma’, já que na capa de seu disco de estreia, em vez de sua própria foto, vinha o rosto de um modelo. Também não podia aparecer na televisão para que não soubessem que se tratava de um cantor brasileiro.”

Capa do disco de Christian, gravado em inglês
Foto: Reprodução Instagram

A consolidação do sertanejo

Nos anos 1980, os irmãos se firmaram como a dupla “Chrystian e Ralf”, lançando o primeiro disco em 1983. O álbum “Quebradas da Noite” foi um sucesso de vendas, atingindo disco de ouro. Eles também colaboraram com Tião Carreiro na canção “Amargurado” e obtiveram disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, impulsionado pelo hit “Chora Peito”.

Christian e Ralf
Foto: Reprodução Instagram

Reconhecimento e turnês

Em 1988, a música “Saudade” se tornou tema da novela “Pacto de Sangue”. No mesmo ano, foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e realizaram turnês nos Estados Unidos. Na década de 1990, celebraram dez anos de carreira com uma turnê nacional. Em 1996, a canção “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, tema da novela “O Rei do Gado”, foi sucesso no Brasil e na Europa.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Separações e retornos

A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas retornou em 2001 com o disco “De Volta”. Eles também contribuíram no combate à pirataria com o desenvolvimento do “Semi Metalic Disc” (SMD) em 2005, ajudando a reduzir o preço dos álbuns.

Chrystian no palco
Foto: Reprodução Instagram

Fim da dupla e carreira solo

Chrystian e Ralf lançaram 20 álbuns juntos, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva ocorreu em 2021. Após isso, Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.

Legado

Chrystian morreu aos 67 anos, deixando um legado significativo na música sertaneja brasileira. Seu impacto permanece através das músicas e das histórias que contou ao longo de sua carreira.

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.