Morre Chrystian: Dos palcos de Goiânia ao sucesso nacional, relembre a trajetória do cantor
Por Esther Rocha - 20/06/24 às 06:18
Chrystian, cujo nome de nascimento era José Pereira da Silva Neto, começou sua carreira artística ainda criança. Aos seis anos, ele já se apresentava em um clube de Goiânia sob o nome de Zezinho. Seu talento precoce garantiu-lhe um programa de televisão, “Pinguinho de Gente”.
Mudança para São Paulo
Visando maiores oportunidades, a família de Chrystian mudou-se para São Paulo. A transição foi difícil, com os irmãos enfrentando dificuldades financeiras. “Para não passarem fome, pegavam as sobras de arroz e feijão das calçadas da zona cerealista, no bairro do Brás. Eles varriam os cereais, juntavam e levavam para a mãe cozinhar.” Persistentes, os irmãos se apresentaram na TV Bandeirantes, onde começaram a ganhar visibilidade.
Ralf lamenta a morte do irmão e parceiro Chrystian: ‘Não conseguimos nos despedir’
Sucesso em Inglês
Nos anos 1970, Chrystian e Ralf adotaram nomes artísticos diferentes, como “Os Pássaros” e “Charles & Ralf”, gravando músicas em português e inglês. Em 1973, Chrystian alcançou grande sucesso com “Don’t Say Goodbye”, que integrou a trilha sonora da novela “Cavalo de Aço”. Apesar do sucesso, ele enfrentou desafios: “No início, ele aparecia quase como um cantor ‘fantasma’, já que na capa de seu disco de estreia, em vez de sua própria foto, vinha o rosto de um modelo. Também não podia aparecer na televisão para que não soubessem que se tratava de um cantor brasileiro.”
A consolidação do sertanejo
Nos anos 1980, os irmãos se firmaram como a dupla “Chrystian e Ralf”, lançando o primeiro disco em 1983. O álbum “Quebradas da Noite” foi um sucesso de vendas, atingindo disco de ouro. Eles também colaboraram com Tião Carreiro na canção “Amargurado” e obtiveram disco de platina com o álbum “Chrystian e Ralf”, impulsionado pelo hit “Chora Peito”.
Reconhecimento e turnês
Em 1988, a música “Saudade” se tornou tema da novela “Pacto de Sangue”. No mesmo ano, foram eleitos a melhor dupla sertaneja pelo Prêmio da Música Brasileira e realizaram turnês nos Estados Unidos. Na década de 1990, celebraram dez anos de carreira com uma turnê nacional. Em 1996, a canção “Minha Gioconda” com Agnaldo Rayol, tema da novela “O Rei do Gado”, foi sucesso no Brasil e na Europa.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Separações e retornos
A dupla se separou brevemente no início dos anos 2000, mas retornou em 2001 com o disco “De Volta”. Eles também contribuíram no combate à pirataria com o desenvolvimento do “Semi Metalic Disc” (SMD) em 2005, ajudando a reduzir o preço dos álbuns.
Fim da dupla e carreira solo
Chrystian e Ralf lançaram 20 álbuns juntos, além de DVDs e coletâneas. A separação definitiva ocorreu em 2021. Após isso, Chrystian voltou aos palcos com a turnê “Romance” e lançou a música “Não Dá Pra Ficar Assim”.
Legado
Chrystian morreu aos 67 anos, deixando um legado significativo na música sertaneja brasileira. Seu impacto permanece através das músicas e das histórias que contou ao longo de sua carreira.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.