Morre Cid Moreira: Saiba quantas vezes ele deu o tradicional ‘boa noite’
Por Flavia Cirino - 03/10/24 às 10:07
A morte de Cid Moreira, um dos nomes mais marcantes do jornalismo brasileiro, traz à tona a imensa contribuição dele à Comunicação do país.
Saiba detalhes da morte de Cid Moreira
Cid completou 97 anos no último dia 29 de setembro, ocasião em que, internado, recebeu várias homenagens. Nascido em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927, ele começou sua carreira no rádio em 1944, aos 17 anos, após ser incentivado por um amigo a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté.
Entre 1944 e 1949, Cid narrou comerciais e, em seguida, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Transição para a televisão
Em 1951, Cid Moreira transferiu-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Durante esse período, entre 1951 e 1956, ele começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas da TV Rio, como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”.
A estreia como locutor de noticiários ocorreu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, transmitido pela TV Rio. Esse marco deu início à sua trajetória no jornalismo televisivo, que se consolidou em várias emissoras como Tupi, Globo, Excelsior e Continental.
Jornal Nacional e o sucesso na TV Globo
Em 1969, Cid Moreira foi contratado pela Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, ele foi escolhido para integrar a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o primeiro telejornal transmitido em rede nacional no Brasil.
A estreia aconteceu em setembro de 1969, quando Cid dividiu a bancada com Hilton Gomes. Dois anos depois, ele iniciou uma parceria histórica com Sérgio Chapelin.
Durante 26 anos, Cid Moreira comandou o JN, tornando sua voz símbolo de credibilidade no jornalismo brasileiro. Seu famoso “boa-noite” se tornou icônico e marcou a história da TV no país.
Outras contribuições e projetos
Além do “Jornal Nacional”, Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia em 1973. Em 1999, ele ficou conhecido pela narração do quadro de Mr. M, que se tornou um grande sucesso. Sua presença na televisão continuou forte, mesmo após se afastar do JN.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A partir da década de 1990, Cid Moreira se dedicou à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, ele concretizou um de seus maiores projetos: gravar a Bíblia na íntegra, que se tornou um sucesso de vendas.
De acordo com o “Memória Globo”, Cid Moreira, com sua voz emblemática e firme se tornou sua marca registrada, repetindo o icônico “boa noite” do telejornal cerca de 8 mil vezes.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino