Dia triste. Morre Ede Cury a fiel escudeira de Leonardo por mais de 30 anos
Por Esther Rocha - 09/12/2025 - 17:13

O mundo da música perdeu, nesta terça-feira (9), uma de suas figuras mais emblemáticas dos bastidores. Ede Cury, assessora de imprensa que marcou época no sertanejo e na música brasileira, morreu aos 70 anos. A notícia foi confirmada por colegas e amigos do meio artístico, embora a causa da morte ainda não tenha sido divulgada.
Embora eu soubesse dos problemas de saúde que ela vinha enfrentando, receber a a notícia da partida de Ede tocou meu coração num lugar muito especial. Amiga carinhosa, era comum passarmos um longo tempo conversando ao telefone. Conversas inesquecíveis.
Há mais de um ano ela lutava para vencer um sério problema de vista que dificultava sua leitura e, consequentemente, seu trabalho. Além dos olhos ela enfrentava outras comorbidades.
Leonardo recebe alta após internação emergencial
Fiel escudeira
Ao longo de mais de três décadas de atuação, Ede foi presença constante nos bastidores de grandes eventos, shows e estratégias de imagem. Ganhou notoriedade ao acompanhar a carreira da dupla Leandro & Leonardo nos anos 1990. Após a morte de Leandro, permaneceu ao lado de Leonardo, tornando-se peça central na gestão da imagem do cantor.
Leonardo e Poliana Rocha se beijam antes de embarcar em Cruzeiro
Berço sertanejo
Filha de Rosvaldo Cury, nome importante da indústria fonográfica brasileira e um dos donos da gravadora Copacabana, Ede cresceu em um ambiente musical. A Copacabana lançou e distribuiu discos de artistas consagrados como Trio Parada Dura, Ângela Maria, Dolores Duran, Maysa, Teixeirinha, Paulo Sérgio, Moacyr Franco e Nelson Ned.
A partir dos anos 1980 a Copacabana se destacou por lançar artistas como Trio Parada Dura, Sandro Becker, Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho e Xororó, entre outros grandes nomes do sertanejo.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Referência para profissionais
Discreta, mas firme, Ede conduzia sua carreira com foco na seriedade. Era conhecida por seu profissionalismo, sempre longe dos holofotes, mas presente em cada passo importante da carreira de Leandro & Leonardo e Leonardo.
Referência de ética e dedicação, Ede Cury deixa um legado significativo na imprensa musical. Sua contribuição, especialmente no universo sertanejo, permanece viva na memória de quem acompanhou sua jornada.
Vá com Deus amiga, receba o meu amor e segue seu caminho no plano maior. A gente se reencontra mais adiante.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.

























