Morre Jean-Marie Le Pen, líder da extrema direita na França
Por Luigi Civalli - 07/01/25 às 12:11
Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional, atual Reunião Nacional (RN), morreu nesta terça-feira (7), aos 96 anos. A informação foi confirmada pela família à agência France Presse (AFP).
Le Pen, que estava em uma casa de repouso há semanas devido à saúde fragilizada, faleceu ao meio-dia (8h no horário de Brasília), “cercado por sua família”, segundo comunicado.
Ex-ator Mario Frias critica Fernanda Torres, minimiza a vitória dela e detona políticos
Trajetória política e polêmicas de Marie Le Pen
Fundador da Frente Nacional em 1972, Jean-Marie Le Pen se tornou um dos nomes mais conhecidos da extrema direita na França. O partido, inicialmente com forte ligação a movimentos neofascistas, moderou seu discurso ao longo dos anos, mas manteve pautas como o combate à imigração.
Le Pen concorreu cinco vezes à Presidência da França, a última em 2007, sem sucesso. Ao longo de sua trajetória, acumulou condenações por declarações antissemitas e episódios de racismo. Uma de suas declarações mais polêmicas ocorreu em 1990, quando minimizou os crimes nazistas ao afirmar que as câmaras de gás eram “apenas um detalhe” da história da 2ª Guerra Mundial.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Conflitos familiares e ruptura no partido
Em 2015, Marine Le Pen, filha de Jean-Marie e atual líder da Reunião Nacional, expulsou o pai do partido após ele reafirmar declarações controversas sobre o Holocausto. A decisão gerou um rompimento público entre os dois. Jean-Marie acusou Marine de traição e afirmou sentir vergonha de que ela levasse seu sobrenome.
Apesar das controvérsias, o RN permanece como o principal partido de extrema direita na França, com Marine Le Pen à frente.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais