Morre o ator Jean-Paul Belmondo, aos 88 anos
Por Redação - 06/09/21 às 15:44
Morreu, nesta segunda-feira, 06 de agosto, o ator Jean-Paul Belmondo, aos 88 anos. Ele foi um grande ícone da Nouvelle Vague francesa (importantes movimentos da história do cinema que ficou bastante marcado pela juventude e transgressão à regras, baixo custo e atuação improvisada, que teve início nos anos de 1950, transformando o cinema, não só frances, mas mundial).
Belmondo estrelou longas de sucesso como “Acossado” (1960) e “O Demônio das Onze Horas” (1965), ambos dirigidos por Jean-Luc Godard e “O Homem do Rio” (1964), filmado no Brasil.
De acordo com o advogado do ator, Michel Godest, ele morreu Paris, em sua casa e a causa morte ainda não foi revelada.
“Ele estava muito cansado há bastante tempo, morreu tranquilamente”, disse à agência de notícias francesa AFP.
Veja+: Morre o pianista João Carlos de Assis Brasil
TRAJETÓRIA
Na década de 1960, Jean-Paul começou a fazer filmes populares e se tornou um dos principais heróis de comédia e ação do cinema francês.
Jean-Paul Belmondo nasceu em 9 de abril de 1933, em Neuilly-sur-Seine, filho do renomado escultor Paul Belmondo e da artista plástica Sarah Rainaud-Richard. De formação culta, se enveredou pelo mundo dos esportes e artes. Foi até boxeador quando jovem.
Ao descobrir que seu destino seria atuar, depois de algumas tentativas conseguiu entrar para o Conservatório de Paris (1952). E, 1956, largou mão dos estudos, por se sentir irritado com um júri do local, durante uma apresentação.
Em 1989, ganhou o prêmio César como Melhor Ator, por conta do trabalho em “Itinéraire d’un enfant gâté”. Em 2016, recebeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, por conta de sua carreira de sucesso.
Teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2001, se recuperando em seguida.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Atores estão gravando nova temporada de ‘Riverdale’
Bruno Gagliasso solta a ‘mão boba’ em Giovana Ewbank em passeio de quadriciclo
Anvisa interrompe jogo entre Brasil x Argentina após descumprimento e regras
Saiba como foi a audiência da estreia do novo programa de Luciano Huck
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.