Morre o ex-jogador Palhinha, ídolo do Cruzeiro, Atlético Mineiro e Corinthians

Por - 18/07/23 às 07:38

Palhinha, ex-jogadorPalhinha marcou seu nome como craque do Cruzeiro - Foto: Divulgação/ Cruzeiro

Vanderlei Eustáquio de Oliveira, o Palhinha, morreu na segunda-feira, 17 de julho, aos 73 anos. Ídolo de Cruzeiro, Atlético-MG e Corinthians, o ex-jogador estava internado em um hospital em Belo Horizonte por conta de uma infecção.

Palhinha começou sua carreira no Cruzeiro em 1969, mas passou a ser titular do time em 1972 após a venda de Tostão para o Vasco. Em 1976, ele teve seu melhor momento na “Toca da Raposa”, ao se tornar artilheiro da Libertadores, com 13 gols, ajudando o clube mineiro a conquistar o título sul-americano.

Quase dez anos depois, Palhinha foi para o Corinthians e também marcou história na equipe paulista. O ex-atacante vestiu a camisa do Timão em 148 oportunidades, marcou 44 gols e foi uma das estrelas na conquista histórica do Campeonato Paulista de 1977.

De volta ao futebol mineiro, Palhinha fez parte de um dos melhores times da história do Atlético-MG. Em 1980, foi titular do Galo na campanha do vice-campeonato brasileiro, formando setor ofensivo com Reinaldo, Éder e Pedrinho.

MOMENTOS MARCANTES DE PALHINHA

Ele também esteve na Libertadores de 1981 e foi um dos jogadores expulsos no polêmico jogo contra o Flamengo, no Serra Dourada.

Palhinha ainda atuou no Santos, Vasco e América-MG antes de se tornar treinador em 1985. Na beira do campo, ele comandou diversos times entre eles Cruzeiro, América-MG, Atlético-MG e Corinthians.

Pela Seleção Brasileira, Palhinha atuou de 1973 a 1979, marcou seis gols e não conquistou um título sequer. O atacante, aliás, esteve presente em um jogo com a amarelinha contra um combinado do Flamengo e Fluminense — a partida terminou 1 a 1 e Palhinha marcou o gol do Brasil.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino