Morre Pelé: SBT divulga nota de pesar

Por - 29/12/22

pelé e silvio santos

Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o Rei do futebol, mais conhecido como Pelé, morreu aos 82 anos. O SBT preparou uma nota de pesar ao ícone brasileiro. Leia abaixo:

“O SBT se solidariza com os mais de 200 milhões de brasileiros, que para sempre o manterão vivo em seus corações: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu hoje (29), aos 82 anos, em decorrência de complicações provenientes de um tumor de cólon. Pelé estava internado desde 30 de novembro no Hospital Israelita Albert Einstein, para o tratamento da doença que já o acometia há mais de um ano.”, começou a organização.

“O homem capaz de cessar conflitos, de unir pessoas através de sua arte, o Atleta do Século; Pelé nos deixa hoje com a missão cumprida de popularizar e elevar o nível do futebol mundial, e mais do que isso, tornar o Brasil um país admirado dentre todas as nações pela genialidade do maior craque de sua história.”

Leia +: Pelé: relembre momentos históricos e da infância do Rei do futebol

“São poucos aqueles que, através da maestria em sua profissão, podem ter representado tão bem um país de dimensões continentais como Pelé. O ‘Rei do Futebol’, seu epíteto mais conclamado, representou a brasilidade de um povo em mais de 60 anos de vida pública dedicados ao esporte, tendo com a Seleção Brasileira de Futebol vencido três mundiais para o Brasil, em 1958, 1962 e 1970, sendo até hoje, o único jogador de futebol a conquistar o feito. Também recebeu sete Bolas de Ouro, maior premiação da modalidade no mundo.”, continuou a emissora, relembrando a história do craque no esporte.

“Em sua verve solidária, Pelé fora um abnegado a levar o esporte para crianças carentes, tendo participado de ações comunitárias dentro e fora do Brasil, até criar a sua própria Fundação Pelé. Foi também Ministro do Esporte no governo de Fernando Henrique Cardoso, e um dos embaixadores da Unesco.”

Leia +: Mbappé relembra encontro com Pelé e lamenta a morte do Rei

pelé e sílvio santos
Pelé e Sílvio Santos
Foto: Francisco Inácio e Erasmo de Souza/ SBT

Em seguida, o SBT contou que o atleta “Atuou em filmes, estrelou novela na extinta TV Excelsior, foi tema de documentários e especiais na TV e no cinema, além de ter gravado músicas ora cantando, ora tocando violão, seu hobby mais conhecido. Como comentarista, iniciou na TV Bandeirantes durante a Copa do Mundo do México, em 1986. Nos mundiais de 1990 (na Itália) e 1994 (nos Estados Unidos), foi o comentarista principal da TV Globo.”

RELAÇÃO COM SÍLVIO SANTOS E O SBT

“A relação entre Pelé e Silvio Santos vem de longa data, repleta de recíproca admiração, amizade e carinho mútuo. O craque participou de inúmeras atrações do ‘Programa Silvio Santos‘ a partir da década de 70, seja no dominical, ainda na TV Globo, ou no noturno, pela TV Tupi. Na inauguração da TVS Rio, em 1976, fez questão de enviar mensagem em vídeo felicitando o animador pela nova estação, que transmitiu o último jogo da carreira do “Rei”, quando inaugurou seu novo transmissor na cidade: a partida de despedida do astro, entre New York Cosmos x Santos, foi líder de audiência na noite de 1º de outubro de 1977. Pelé também foi convidado para estar em inúmeras atrações da casa, como ‘Miss Brasil’, ‘Bozo’, ‘Hebe’, ‘A Praça é Nossa’, ‘Veja o Gordo’, ‘Jô Soares Onze e Meia’, ‘TJ Brasil’, ‘SBT Esporte’, ‘Programa Livre’, ‘SBT Brasil’, além de ter participado de um emocionante momento no ‘Programa do Ratinho’, em 2004, quando reencontrou Ronald Golias, com quem dividira um especial da ‘Família Trapo’, humorístico da RecordTV, no final da década de 60.”

CONFIRA:

“Foi no SBT sua estreia como apresentador, comandando ‘Um Minuto com Pelé’, boletins diários durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O programa logo caiu no gosto do público que esperava os comentários diários do craque, sempre exibidos no horário nobre e reapresentados ao longo da programação. Na casa, Pelé deixa as melhores lembranças, pela simpatia e simplicidade com que tratava a todos.”

“Pelé teve o dom da bola no pé e o dom de salvar correspondentes internacionais em períodos de guerra, e identificar o Brasil positivamente em qualquer país do mundo. Seus jogos, suas ações sociais, suas atividades fora de campo, levaram o nome do Brasil aos mais importantes parlamentos de inúmeras nações pelo planeta. E não raro era ver seus governantes curvando-se e deixando a sisudez de lado ao cumprimentar o craque. Pelé tinha portas escancaradas em qualquer lugar aonde quisesse levar o nome do Brasil adiante.”

Leia +: Morre Pelé: Fãs prestam homenagem em porta de hospital

“O Sistema Brasileiro de Televisão pede a Deus que conforte o coração de seus filhos Edinho, Kelly, Jennifer, Flávia, Celeste e Joshua, e de sua esposa Márcia, além de seus amigos e familiares.”

O corpo será velado no estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro, em Santos, e o enterro será reservado à família.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Jornalista em formação na Faculdade Cásper Líbero. É apaixonada pelo mundo do entretenimento no geral, principalmente por música, shows, seriados, filmes e cultura pop.