Morre Renato Machado, jornalista que marcou gerações na TV brasileira

Por - 16/07/2026 - 10:32

Morre Renato MachadoRenato Machado - Foto: Arquivo/ Globo

O jornalista Renato Machado morreu na manhã desta quinta-feira (16), aos 83 anos, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi informada.

Um dos nomes mais importantes do telejornalismo brasileiro, Renato construiu uma trajetória de mais de quatro décadas na TV Globo. Ao longo da carreira, apresentou o “Bom Dia Brasil”, o “Jornal da Globo” e o “RJTV”, além de integrar a bancada do “Jornal Nacional” e atuar como correspondente internacional e repórter especial.

Entre 1996 e 2010, Renato Machado esteve à frente do “Bom Dia Brasil” como apresentador e editor-chefe. Durante esse período, ajudou a reformular o formato do telejornal, que passou a apostar em uma dinâmica mais próxima entre os apresentadores, entradas ao vivo de repórteres, participação de comentaristas e maior interação no estúdio.

Inicialmente ao lado de Leilane Neubarth e, posteriormente, de Renata Vasconcellos, o jornalista participou de uma fase marcante da atração matinal.

Carreira começou no Jornal do Brasil

A trajetória de Renato Machado no jornalismo teve início em 1969, quando começou como repórter do “Jornal do Brasil”. Em 1982, chegou à TV Globo e participou da cobertura da Guerra das Malvinas, um dos primeiros grandes trabalhos realizados pela emissora.

No ano seguinte, tornou-se correspondente internacional em Londres. Durante sua passagem pela Europa, acompanhou acontecimentos históricos, como os atentados terroristas em Paris, em 1986, e o desastre nuclear de Chernobyl.

De volta ao Brasil em 1988, passou a atuar como repórter especial da TV Globo.

Jornalista destacou paixão pelo aprendizado e pelos vinhos

Em depoimento ao Memória Globo, Renato Machado falou sobre a complexidade do telejornalismo e a necessidade de aprendizado constante.

“Para ser telejornalista é necessário um acúmulo de conhecimento. É saber curiosidades sobre grua, tráfego de câmera, enquadramento, cores, texto, edição. É uma troca. Um universo de aprendizado que, a cada dia, você vê que você erra”, afirmou.

Em setembro de 2011, voltou a Londres como correspondente internacional da TV Globo. De lá, participou da cobertura de acontecimentos como os ataques ao jornal francês “Charlie Hebdo”, em 2015, os 95 anos de Nelson Mandela bem como a crise econômica na Grécia.

Além do jornalismo, Renato também cultivava uma relação especial com o universo dos vinhos. Em 2014, inclusive produziu uma série para o “Jornal Hoje” sobre a região da Provença, na França, abordando a produção da bebida, a gastronomia e a cultura local.

Últimos trabalhos na televisão

Em 2016, Renato Machado retornou ao Brasil e logo passou a integrar a equipe do “Globo Repórter” como repórter especial. Entre suas reportagens de destaque está por exemplo a edição “A arte como passaporte”, que mostrou como a música e a dança podem transformar a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade no país.

A produção inclusive recebeu indicação ao Emmy Internacional na categoria atualidade.

Renato Machado deixou a TV Globo em novembro de 2021, após uma trajetória marcada por diferentes fases do jornalismo e principalmente por coberturas que acompanharam momentos importantes do Brasil e do mundo.

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino