Morre Roberto Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio de Janeiro

Por - 03/10/24 às 11:50

Saturnino BragaSaturnino Braga - Foto: Ag. Senado

Na manhã desta quinta-feira, 3 de outubro, Roberto Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio de Janeiro, faleceu aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

De acordo com sua filha, Maria Adélia Saturnino Braga, ele morreu em decorrência de doença pulmonar obstrutiva crônica. O velório ocorrerá na sexta-feira, 4 de outubro, no Palácio da Cidade. Contudo, ainda não há informações sobre horário.

Roberto Saturnino Braga teve uma carreira política extensa e significativa. Ele começou sua trajetória em 1963, ao ser eleito deputado federal. Em 1966, a Ditadura Militar impugnou sua candidatura à reeleição.

Na década seguinte, Saturnino se filiou ao MDB e, de 1975 a 1985, exerceu o cargo de senador pelo estado do Rio de Janeiro. Sua atuação no Senado ficou marcada sobretudo por defesa de causas populares e debates importantes para a cidade.

Prefeito do Rio

Em 1986, Saturnino foi eleito prefeito do Rio de Janeiro pelo PDT, sendo o primeiro prefeito eleito por voto direto na história da cidade, com mais de 40% dos votos. Apesar de desentendimentos com Leonel Brizola que o levaram a romper com o PDT e se filiar ao PSB, ele continuou sua trajetória política.

Durante seu mandato, entretanto, ele enfrentou dificuldades econômicas, inclusive a proibição do Banco Central para contrair novos empréstimos. Isso resultou na declaração de falência do município.

Ele deixou o cargo em 1988, mas retornou à política como vereador quatro anos depois. Atuou na Câmara Municipal até 1996, quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói.

Legado literário e memórias do Rio de Janeiro

Além da política, Roberto Saturnino Braga deixou sua marca na literatura, publicando 23 livros ao longo de sua vida. Em suas obras, retratou memórias e histórias vividas no Rio de Janeiro, cenário que sempre foi presente em sua vida.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

Torcedor do Botafogo, ele também tinha grande carinho pelo bairro de Copacabana, onde passou a infância, como relembrou em uma entrevista à série “Depoimentos Cariocas”.

“A minha rua de infância, de brincadeiras e lembrança maior era a Tonelero. Entre a Mascarenhas de Morais e República do Peru. Ali tem uma vilazinha onde a gente se expressava e brincava com os meninos e meninas. Aquele era o nosso pedaço de infância”, disse Saturnino Braga.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino