Morre Shawn Rhoden, de 46 anos, campeão mundial de fisiculturismo
Por Flavia Cirino - 07/11/21 às 09:50
Morreu no sábado, 06 de novembro, de parada cardíaca, o fisiculturista Shawn Rhoden, de 46 anos. Campeão mundial, o jamaicano viveu o auge em 2018, quando conquistou o Mister Olympia, a competição mais importante do planeta.
O título, conquistado aos 43 anos, fez o jamaicano tornar-se o atleta mais velho da história a conquistar o Mister Olympia. A conquista também foi notável porque Rhoden impediu o octacampeonato de Phil Heath, maior nome do Mister Olympia na última década.
Shawn Rhoden estava afastado das competições desde julho de 2019, quando foi acusado de agredir sexualmente uma colega fisiculturista em um hotel em Salt Lake City, Utah. As acusações afirmam que os eventos ocorreram em outubro de 2018 – logo após sua vitória no Mr. Olympia.
Pouco depois da acusação, a American Media Inc (AMI) proibiu o jamaicano de competir no Mister Olympia. Essa decisão seria reconsiderada ao final do processo judicial. Até seu falecimento, as acusações contra Shawn Rhoden nunca foram provadas nem esclarecidas.
O processo ainda estava em andamento e ele poderia voltar a competir caso fosse inocentado.
Veja +: Filho de Arnold Schwarzenegger impressiona pelos músculos
PRATIQUE COM MODERAÇÃO
A prática do fisiculturismo tem muitos riscos para saúde que incluem a laceração dos músculos, tendões e ligamentos, devido ao excesso de treino, além de hipertensão, desregulação hormonal e câncer de renal ou de fígado devido ao uso de hormônios como Winstrol e GH, e esteroides anabolizantes.
O fisiculturismo é caracterizado por um estilo de vida onde a pessoa treina pesado diariamente, se esforçando por mais de 3 horas por dia, em busca da queima de gordura até o mínimo possível e maior definição muscular possível, fazendo com que sua forma física seja a de uma pessoa muito musculosa que não aparenta ter nenhuma gordura no corpo. Além disso, os adeptos do fisiculturismo geralmente participam de campeonatos de demonstração do seu corpo através de poses que melhor mostrem seus músculos arduamente esculpidos.
O cuidado excessivo com a forma física perfeita é o principal objetivo de vida dos fisiculturistas e para conseguir o corpo de seus sonhos, estes adeptos podem fazer opções menos saudáveis, prejudicando sua saúde, desenvolvendo anemia e carências nutricionais.
Dias antes da competição o fisiculturista pode deixar de ingerir sal, toma diuréticos e não bebe água, apenas bebidas isotônicas para ‘secar’ e diminuir a concentração de água no tecido intersticial, realçando ainda mais os músculos.
A taxa de gordura corporal de um adulto saudável e que não tem qualquer prega de gordura localizada é de 18%, no entanto, os fisiculturistas conseguem chegar a apenas 3 ou 5%, o que é muito perigoso para saúde. Como as mulheres possuem naturalmente menos músculos que os homens, estas tendem a tomar mais anabolizantes, hormônios e diuréticos para favorecer o crescimento muscular, o que deixa as mulheres ainda mais propensas aos riscos desse estilo de vida.
A intensidade dos treinos, a suplementação e alimentação, apesar de serem essenciais para atingir o objetivo de ser um campeão, podem não ser as melhores escolhas para a saúde à longo prazo.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morte
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino