Morre Shelley Duvall, atriz de ‘O Iluminado’, aos 75 anos
Por Raphael Araujo - 11/07/24 às 14:50
Shelley Duvall, conhecida por suas atuações em “O Iluminado” e “Popeye”, morreu nesta quinta-feira, 11 de julho, aos 75 anos. A atriz morreu durante o sono devido a complicações da diabetes, conforme revelou o The Hollywood Reporter.
Zé Vaqueiro cancela shows após morte do filho
Despedida e legado
Dan Gilroy, marido de Shelley, lamentou a perda em entrevista ao veículos: “Minha querida, doce e maravilhosa parceira de vida nos deixou. Muito sofrimento ultimamente, agora ela está livre. Voe para longe, linda Shelley.” Ele também ressaltou o impacto duradouro de sua carreira:
“Shelley deixa para trás um legado incrível e fará falta para muitas pessoas, inclusive eu. Estou orgulhoso dela superar as adversidades para atuar novamente e sempre serei eternamente grato por sua amizade e bondade”.
Carreira marcante de Shelley Duvall
Nascida em 7 de julho de 1949 em Fort Worth, Texas, Shelley Duvall inicialmente queria seguir uma carreira científica. No entanto, sua vida tomou outro rumo na década de 1970, quando o diretor Robert Altman a descobriu e a lançou no filme “Voar é com os Pássaros”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Ao longo de mais de 50 anos de carreira, Duvall trabalhou em diversos projetos notáveis, incluindo “Thieves Like Us” (1974), “Nashville” (1975), “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” (1977) e “Três Mulheres” (1977). Seu último papel foi no filme “The Forest Hills” (2023).
O impacto de “O Iluminado”
A performance de Duvall como Wendy Torrance em “O Iluminado” permanece icônica. No entanto, a experiência no set foi desgastante. A atriz falou sobre os métodos rigorosos do diretor Stanley Kubrick, que a fez repetir uma cena angustiante 127 vezes em um único dia.
“Ele queria que eu ficasse chorando diante da câmera por 12 horas todos os dias. Eu nunca vou dar tanto assim a um projeto. Se você quer explorar a sua dor e chamar isso de arte, vá adiante – mas não comigo”, declarou em 1981.
Amigos de ex-Menudo Adrián fazem vaquinha para o funeral. Saiba tudo!
Duvall também mencionou o impacto físico e emocional das filmagens: “Às vezes, só levantar da cama me fazia chorar. Acordar na segunda-feira de manhã e pensar que eu teria que chorar o dia todo, porque isso estava na agenda. Eu dizia para mim mesma que não ia conseguir, mas acabei fazendo. Não sei como.”
Vida pessoal e saúde de Shelley Duvall
Shelley Duvall foi casada com Bernard Sampson entre 1970 e 1974, e depois com Dan Gilroy em 1980, com quem ficou até morrer. Nos anos 70, ela teve um relacionamento com o músico Paul Simon. Em 2016, durante uma entrevista ao programa do Dr. Phil, Duvall revelou que sofria de transtornos mentais, afirmando: “Estou doente, preciso de ajuda”.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.