Morre William Anders, astronauta da foto histórica da Terra vista da Lua

Por - 08/06/24 às 10:04

Astronauta William AndersWilliam Anders pilotou a Apollo 8, que orbitou a Lua em 1968 - Foto: NASA

William Anders, astronauta que capturou a famosa foto “Earthrise” da Terra vista da Lua, morreu. Ele foi vítima fatal de um acidente aéreo nos Estados Unidos, na sexta-feira, 07 de junho.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O astronauta pilotava um T-34 Mentor monomotor da Força Aérea quando a aeronave caiu na costa da Ilha Jones. A ilha, sobretudo, faz parte do arquipélago das Ilhas San Juan entre Washington e a Ilha Vancouver.

De acordo com o Seattle Times, Anders, de 90 anos, era a única pessoa a bordo.

Carreira e Conquistas na NASA

Formado pela Academia Naval dos EUA e piloto da Força Aérea, William Anders ingressou na NASA em 1963 como membro do terceiro grupo de astronautas.

Astronauta inaugura parque temático no Rio Grande do Sul

William Anders não havia ido ao espaço, mas conseguiu o feito em 21 de dezembro de 1968. Na ocasião, a missão Apollo 8 decolou, marcando a primeira viagem tripulada a deixar a órbita da Terra e viajar 386 mil km até a Lua.

Durante esta missão, desse modo, Anders capturou a icônica fotografia da Terra surgindo no horizonte lunar.

A Missão Apollo 8

Anders, junto com Frank Borman e James Lovell, orbitou a Lua em uma missão histórica que foi antecipada devido a preocupações de que os russos estavam acelerando seus próprios planos de viagem ao redor da Lua.

Astronauta leva foto de Luciano Huck e a família para o espaço

A Apollo 8 teve apenas alguns meses para treinar, mas sua execução bem-sucedida abriu o caminho para a aterrissagem da Apollo 11 na Lua em julho de 1969.

Legado de William Anders

Além de capturar “Earthrise”, Anders desempenhou um papel crucial durante a transmissão de Natal da Apollo 8, onde a tripulação leu o livro do Gênesis enquanto transmitia imagens da superfície lunar para a Terra.

Alexandre Nero astronauta? Entenda!

Após a missão, os três astronautas foram recebidos como heróis nacionais e homenageados como “Homens do Ano” pela revista Time.

A missão Apollo 8 foi fundamental para garantir a vitória dos EUA na corrida espacial contra a União Soviética e levantar o ânimo nacional durante um ano difícil.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino