Morte de Grande Otelo Filho expõe drama de dificuldades financeiras

Por - 21/08/2025 - 06:18

Morre Sebastião, filho de Grande OteloCarlos Sebastião Prata tinha 70 anos - Foto: Reprodução/ Youtube

O ator Carlos Sebastião Prata, conhecido artisticamente como Grande Otelo Filho, morreu na madrugada de quarta-feira, 20 de agosto, na Unidade de Pronto Atendimento de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Aos 70 anos, ele carregava o peso do sobrenome de um dos maiores ícones do humor brasileiro, mas também enfrentava uma trajetória marcada por altos e baixos.

..

Grande Otelo dá nome a importante premiação de cinema

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou a informação e ressaltou que o artista lutava contra complicações decorrentes de problemas cardíacos. Ele deu entrada na unidade um dia antes, na terça-feira, 19, após sentir fortes dores. Apesar dos esforços da equipe médica, ele veio a óbito, contudo ainda não se sabe a causa oficial

Desafios pessoais e ajuda de colegas

Nos últimos anos, a vida de Grande Otelo Filho ganhou contornos de drama. Além do afastamento dos palcos desde 2021, ele passou por sérias dificuldades financeiras. Conforme contou Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Rio), foi preciso mobilizar colegas para custear o enterro.

Grande Otelo já foi enredo de escola de samba

“Nós tínhamos muito carinho por ele. Era filho de um grande homem do cinema e estamos tentando ajudar da melhor forma. O Otelinho não tinha uma vida financeira estável e estava passando por certa dificuldade, as pessoas ajudavam da forma que podiam, e isso me deixa muito triste”, lamentou Gross em entrevista ao Metrópoles.

O sepultamento ocorrerá nesta quinta-feira, 21 de agosto, no Cemitério do Catumbi, na Zona Norte do Rio.

Do brilho na TV à luta contra vícios

Aos poucos, a carreira de Carlos Sebastião foi perdendo espaço na televisão. Nininho, como também era chamado por amigos e reconhecido no meio artístico, enfrentou dificuldades e o racismo para se manter nas artes, inspirado em seu legado familiar. Seu último trabalho na televisão foi uma participação na novela “Gênesis”, exibida pela TV Record em 2021, quando interpretou um sacerdote.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Na época, ele celebrou o retorno à dramaturgia e compartilhou o alívio de voltar a um estúdio: “Estar de novo num set de gravação foi muito simbólico para mim. Me senti renascendo. Estou animado, quero fazer novos projetos”, afirmou à colunista Patrícia Kogut.

Entretanto, a esperança não resistiu às dificuldades. Após o trabalho, o ator mergulhou em problemas pessoais que o levaram à beira da miséria. Ele chegou a viver nas ruas, dormiu dentro de um carro em Copacabana e passou por uma clínica de reabilitação devido a vícios. Por vezes, foi acolhido em pensões baratas no Centro do Rio, nas proximidades do Hotel Serrador, onde tentou recomeçar.

Em maio deste ano, participou de um debate em Uberlândia, terra natal de Otelo, após a exibição do documentário “Othelo, o Grande”, lançado em 2023 e que conta a história e trajetória artística do seu pai.

A morte de Grande Otelo Filho representa não apenas a perda de um nome ligado a uma família histórica do cinema e da televisão brasileira, mas também escancara a dura realidade enfrentada por muitos artistas que, apesar do talento, não encontram estabilidade.

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino