Oliviero Toscani, o fotógrafo que revolucionou a publicidade, morre aos 82 anos
Por Flavia Cirino - 13/01/25 às 09:03
Morreu nesta segunda-feira, 13 de janeiro, aos 82 anos, o renomado fotógrafo italiano Oliviero Toscani. Era um ícone da publicidade que ajudou a consolidar a Benetton como uma das marcas mais influentes do mundo.
Toscani, famoso por suas campanhas provocativas e ousadas, deu entrada no hospital na última sexta-feira, 10, em Cecina, Toscana. Ele apresentava complicações relacionadas à amiloidose, uma doença rara e incurável. A patologia, diagnosticada dois anos atrás, causa o acúmulo de proteínas no corpo.
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Em um comunicado divulgado pela família, a esposa Kirsti e os filhos Rocco, Lola e Ali expressaram sua dor com palavras emocionantes: “Com imensa tristeza, anunciamos que hoje o nosso amadíssimo Oliviero iniciou sua próxima viagem. Pedimos gentilmente discrição e compreensão neste momento.”
Toscani fez questão de expor publicamente sua luta contra a amiloidose. Em agosto de 2024, o fotógrafo revelou que a doença o havia privado do prazer de saborear alimentos e beber vinho. “Não sei quanto tempo me resta de vida, mas viver assim não me interessa”, disse na época.
Oliviero Toscani: Carreira brilhante e campanhas impactantes
Nascido em 28 de fevereiro de 1942, Toscani seguiu os passos de seu pai na fotografia, estudando em Zurique, na Suíça. Sua carreira decolou com importantes colaborações para revistas como Vogue, Elle, GQ, Harper’s Bazaar e Esquire, além de ajudar a lançar a carreira de modelos como Monica Bellucci. Toscani também teve a oportunidade de fotografar grandes nomes como Andy Warhol, John Lennon e Federico Fellini.
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Entretanto, foi na década de 1980 que Toscani alcançou notoriedade internacional ao se tornar diretor criativo da Benetton. Suas campanhas audaciosas, muitas vezes polêmicas, tornaram-se um marco da publicidade.
Entre elas, destacam-se imagens como a de um paciente com AIDS retratado de forma semelhante a Cristo na obra “Pietà” e campanhas contra a guerra e a pena de morte. Suas produções também abordaram temas como o beijo entre um padre e uma freira e os efeitos devastadores da anorexia.
Em uma homenagem nas redes sociais, o Grupo Benetton expressou sua gratidão pelo trabalho de Toscani, dizendo que “as palavras não bastam para explicar certas coisas”. A mensagem ainda finaliza com o desejo: “Continue a sonhar”, em reconhecimento ao legado deixado por Toscani no mundo da moda e da publicidade.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino