Paulo Faria, diretor e dramaturgo, morre aos 59 anos

Por - 18/09/24 às 10:32

Morre o diretor Paulo FariaPaulo Faria tinha 59 anos - Foto: Divulgação

O mundo das artes perdeu o diretor teatral e dramaturgo Paulo Faria, que morreu na última terça-feira, 17, aos 59 anos, no distrito de Mosqueiro, em Belém, no Pará.

Morte de Zé Celso Martinez deixou lacuna no teatro

O ator Luís Miranda, amigo pessoal de Paulo, anunciou a notícia por meio de suas redes sociais. “Meu irmão, meu amigo. Que dia triste, que despedida tão rápida e que saudade você deixa. Nossas histórias estão gravadas na caminhada de nossas vidas. Te amo”, escreveu o ator.

De acordo com Yeyé Porto, atriz e amiga de longa data do diretor, a morte de Paulo Faria de seu por conta de um infarto. “Ele morava sozinho e foi encontrado em casa. As autoridades de segurança trabalham com a hipótese de ter sido um infarto”, disse ela ao jornal O Liberal.

Paulo Faria teve carreira marcante no teatro

Primeiramente, Paulo Faria construiu uma sólida carreira em São Paulo, onde trabalhou durante 33 anos. Ele foi um dos fundadores da companhia Pessoal do Faroeste, considerada sobretudo uma das mais premiadas no cenário teatral brasileiro.

 Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Além de diretor, ele desempenhou diversas funções no teatro, atuando como cenógrafo, produtor, ator e dramaturgo.

O talento de Paulo não passou despercebido. Em maio de 2023, ele recebeu homenagem no 10º Seminário de Dramaturgia Amazônida, realizado no Teatro Universitário Cláudio Barradas, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. O evento destacou sua contribuição ao teatro e sua dedicação à cultura amazônica.

Após mais de três décadas de atuação em São Paulo, Paulo Faria decidiu voltar às suas raízes no Pará em 2022. Ele se estabeleceu no distrito de Mosqueiro, onde planejava se dedicar à escrita de três romances. O primeiro desses projetos, Arigós: Aconteceu na Amazônia, foi recentemente lançado em formato e-book.

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino