Pelé é homenageado pelo Papa Francisco no primeiro ano de morte. Saiba tudo!

Por - 30/12/23 às 16:56

Cristo Redentor com a camisa 10 de Pelé na seleção brasileiraReprodução

Um ano após a morte de Pelé, completado na sexta-feira, 29 de dezembro, diversas homenagens ao eterno Rei do Futebol foram vistas. Pelé morreu em 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos, por falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer de cólon.

O eterno Rei do Futebol foi relembrado em uma missa em sua cidade natal, Três Corações, em Minas Gerais. Também houve visitação ao mausoléu onde o Rei foi sepultado, em Santos. A FIFA, a Conmebol e o Santos também exaltaram os feitos de Pelé.

No perfil do Rei, no Instagram, foi feita uma mensagem: “Um ano sem Edson, pois Pelé é eterno. Sentimos sua falta todos os dias”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lembrou em nota do “maior de todos os tempos” e ressaltou seu “carisma e grandiosidade”.

Homenagem do Papa

No Rio de Janeiro o Cristo Redentor recebeu a projeção da camisa 10 mais famosa usada pelo Rei do Futebol na Seleção Brasileira.

Durante a celebração, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, também leu uma mensagem do Papa Francisco endereçada ao craque. Leia na íntegra:

“Venerável irmão, Recebi a sua atenciosa carta, com a qual encaminhava o pedido do Núcleo Esporte e Fé do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, a respeito da homenagem póstuma ao Sr. Edson Arantes do Nascimento, com ocasião do primeiro ano de seu falecimento.

O Apóstolo São Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, traça um admirável paralelo entre o esforço do atleta no estádio e vida cristã. Com efeito, muitas das virtudes necessárias para a prática de uma atividade esportiva, como perseverança, constância e temperança, são também parte das virtudes cristãs. Além disso, o esporte bem praticado é oportunidade para estreitar laços de verdadeira amizade e fraternidade entre os homens e mulheres que o praticam, mas também entre os povos, nas competições internacionais das diversas modalidades esportivas.

Pelé, como ficou conhecido mundialmente o Sr. Edson Arantes do Nascimento, foi sem dúvida um atleta que manifestou em sua vida estas características positivas da prática esportiva. A memória do “Rei do Futebol” permanece indelével na mente de muitos e estimula as novas gerações a buscarem no esporte este meio para fortalecer os vínculos de unidade entre todos.

Assim, desejo unir-me espiritualmente a este gesto de homenagem, enviando aos participantes a minha bênção e pedindo a todos que não deixem de rezar por mim.

Fraternalmente, Franciscus”

Tags: ,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino