Preta Gil terá cortejo em trio elétrico e nome eternizado no carnaval do Rio

Por - 22/07/2025 - 13:09

Preta Gil no trio elétricoPreta Gil detalhou como queria seu velório e funeral - Foto: Divulgação

Preta Gil, que morreu aos 50 anos, no último domingo, 20 de julho, terá o velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, conforme desejava. A cerimônia acontecerá nos próximos dias, após a chegada do corpo da cantora, prevista para quarta-feira 23.

A artista estava em Nova York, onde realizava tratamento experimental contra o câncer de intestino.

Quem herdará a fortuna de Preta Gil?

De acordo com a equipe de Gilberto Gil, pai da cantora, o velório será aberto ao público. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, informa o comunicado divulgado nas redes.

Preta tentou retornar ao Brasil ainda em vida, mas sofreu uma piora repentina. Internada nos Estados Unidos, não resistiu às complicações da doença. Ainda assim, deixou instruções detalhadas sobre como queria a despedida.

Entre os pedidos, destacou-se o desejo de um cortejo em trio elétrico. Fundadora do Bloco da Preta, a cantora sempre fez do carnaval um espaço de celebração, e quis que sua despedida também tivesse a alegria como marca. Após o velório, o corpo vai para a cremação, descartando-se o sepultamento na Bahia.

Circuito Preta Gil eterniza nome da cantora no carnaval

Como forma de manter viva sua conexão com o carnaval, a Prefeitura do Rio oficializou uma homenagem: o tradicional trajeto dos megablocos agora se chama Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, ou simplesmente Circuito Preta Gil.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

O decreto, publicado nesta terça-feira, 22 de julho, no Diário Oficial, logo repercutiu. O texto assinado pelo prefeito Eduardo Paes destaca a “participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio”.

A decisão reforça a importância da artista para a cultura da cidade. Criadora de um dos maiores blocos do país, Preta também já havia ocupado o posto de rainha da Mangueira.

Assim, a cantora — que terá celebração com música, trio elétrico e aplausos — passa a ter seu nome gravado nas ruas que ajudou a transformar em símbolo de alegria, resistência e festa popular.

Tags: ,,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino