Queda do avião que matou Marília Mendonça deixou cerca de 33 mil casas sem energia elétrica, diz Cemig

Por - 06/11/21 às 10:02

acidente com aviao que levava marilia mendoncaAcidente de avião mata Marília Mendonça e membros de sua equipe – Foto: Reprodução Twitter

Segundo comunicado divulgado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) seis cidades e cerca de 33 mil clientes ficaram sem energia elétrica devido ao acidente com a aeronave que matou a cantora Marília Mendonça, nesta sexta-feira, 5 de novembro.

Diz o comunicado: “A Cemig manifesta seu pesar pelas vítimas do acidente e presta solidariedade a familiares e amigos”.

A aeronave atingiu o cabo de uma torre de distribuição no município de Caratinga e os  municípios  de Ipanema, Conceição de Ipanema, Taparuba, Pocrane, Mutum e São José do Mantimento foram afetados e ficaram sem energia elétrica após o acidente.

Somente por volta das 20h30 o fornecimento de energia foi restabelecido em Conceição de Ipanema e São José do Mantimento após cerca de 24 mil clientes ainda seguirem com o serviço interrompido. Segundo a companhia o total restabelecimento de energia elétrica seria concluído ainda na noite e madrugada da sexta-feira.

“O fornecimento de energia já foi restabelecido nas sedes municipais de São José do Mantimento e Conceição de Ipanema, permanecendo interrompido para cerca de 24 mil clientes”, informou o comunicado.

AVIÃO SE CHOCOU COM CABOS DE ALTA TENSÃO

Em nota a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a aeronave que transportava Marília Mendonça atingiu um cabo de torre de distribuição de energia que abastecia distribuía energia no município de Caratinga-MG. O bimotor modelo Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, caiu na zona rural de Piedade de Caratinga, em um curso d’água próximo ao acesso pela BR-474.

Segundo relatos de pilotos que sobrevoaram a região próximo ao momento do acidente e de testemunhas que afirmam ter visto a queda, o avião “rasgou” fios de alta tensão ligadas a uma torre próximo ao local.

ALERTA DE PILOTOS IGNORADO

Existe a informação que, nos meses de setembro e agosto, órgãos aéreos da região já haviam recebido relatos de outros pilotos alertando que os fios elétricos poderiam atrapalhariam o pouso no aeródromo de Caratinga.  Esse tipo de relato, denominados de Notam (Notificação Aeronáutica) confirmam que os alertas dos profissionais da área sobre os perigos de operar no local teriam sido desconsiderados.

Em um dos depoimentos dados por pilotos, uma testemunha informou às autoridades que, após colidir contra os fios, o avião teria perdido um motor. O avião onde viajava Marília e sua equipe tinha dois motores e a testemunha, que também é piloto, contou que a aeronave teria perdido sustentação com a colisão (estolado).

A Força Aérea Brasil (FAB) está incumbida de realizar uma minuciosa perícia nos destroços do avião. Serão ouvidas testemunhas das pistas de pouso de onde partiu o avião e do seu destino, recuperados documentos, analisados dados de inspeções técnicas, de manutenção do avião e conferida a qualidade do combustível usado no voo.

“Na ação inicial, os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas, reúnem documentos, etc. Não existe um tempo previsto para essa atividade ocorrer, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”, diz a nota enviada pela FAB.

“O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes”, esclarece.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou que o avião de Marília Mendonça estava com a documentação em dia e tinha autorização para fazer táxi aéreo.

TRAJETÓRIA

Marília Mendonça era intitulada como A Rainha da Sofrência, uma das maiores artistas brasileiras, que fez a música sertaneja cantada por mulheres ganhar o topo do sucesso em nosso país.

Aos 12 anos, ela já era compositora. Escreveu “Minha Herança”, “É Com Ela Que Estou”, gravada por Cristiano Araújo e duas gravadas por Henrique & Juliano: “Até Você Voltar”e “Cuida Bem Dela”.

Leia+: Último Show de Marília Mendonça reuniu multidão em Sorocaba

O primeiro DVD (2015) disparou os sucessos “Sentimento Louco” e “Infiel”. No ano seguinte, gravou inéditas e teve o DVD todo gravado Em Manaus, no Sambódromo local.

Em março de 2017 veio o segundo projeto completo, “Realidade”, que contou com mais sucessos, como “Amante Não Tem Lar” e “De Quem É A Culpa”. O DVD “Todos Os Cantos” saiu em 2019 e foi novamente um hit, chegando ao topo das listas no Brasil.

Leia+: Globo exibe documentário sobre Marília Mendonça no lugar do Globo Repórter

PARCERIA COM MAIARA E MARAISA

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morteSIGA OFUXICO NO INSTAGRAM

---

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.